Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Formação para servidores da Fase debate estratégias para qualificar atendimento socioeducativo

Destinado aos gestores de todas as regionais do Estado, evento foi promovido pela DQPC, em Porto Alegre

Publicação:

Imagem ilustrativa
Iniciativa permitiu a troca de experiências entre os servidores de todas as regionais do Rio Grande do Sul - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Com foco na qualificação de servidores de todas as regionais do Estado, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu, nesta semana, o curso “Formação de Gestores Socieducativos – 2024”. A iniciativa permitiu a troca de experiências entre os diretores e chefes de equipe de diferentes unidades, além de promover reflexões sobre o fazer profissional e debater diretrizes para a qualificação do trabalho socioeducativo.

Promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), a formação abordou temas como Planejamento, Gestão Estratégica e Justiça Restaurativa, além de possibilitar o alinhamento entre a direção-geral e os gestores. Também presentes, assessores e coordenadores que atuam na sede administrativa da Fase, bem como técnicos do Departamento de Políticas Socioeducativas da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

Nosso trabalho busca oferecer estratégias e ferramentas para auxiliar a gestão de todos os espaços da fundação no Estado”, resumiu a diretora da DQPC, Lisiane Cerentini. O evento também contou com a presença do presidente José Stédile e das diretoras Socioeducativa, Cláudia Patel; e Administrativa, Simei Pilotti. Os gestores destacaram a importância do “pensar e do fazer coletivamente”.

Assistente Social do Ministério Público (MP/RS), Sílvia Tejadas falou sobre a sua experiência profissional - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
O trabalho com foco no planejamento dentro das unidades socioeducativas foi o tema inicial da atividade. Assistente Social do Ministério Público (MP/RS), Sílvia Tejadas falou sobre a sua experiência na área dos Direitos Humanos, Juventude e Garantia de Direitos. A profissional é autora de três livros, entre eles, o "Juventude e Ato Infracional: as múltiplas determinações da reincidência". Ela atuou na extinta Febem, e é professora do Curso de Direito da Criança da Fundação Escola do Ministério Público.

Pedagoga Janaína Lúcia é especialista em Direito da Criança e Adolescentes - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
No dia seguinte, o ponto alto da formação foi a palestra da Pedagoga Janaína Lúcia, especialista em Direito da Criança e Adolescentes. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz, ela abordou os benefícios da Justiça Restaurativa para a qualificação do atendimento socioeducativo e promoveu atividade prática com os presentes. Entre outras experiências no mercado de trabalho, já foi Conselheira Tutelar e vencedora do Prêmio Brasil Inclusão Social.

Saiba mais

Os trabalhos, realizados entre terça e quarta-feira (20 e 21/8), foram organizados pela Coordenação de Formação Permanente (CFP), por meio do Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntários (NTEV). As atividades ocorreram no auditório da sede administrativa da Fase, na avenida Padre Cacique, em Porto Alegre.

A formação foi concluída com apresentação de jovens do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp). Ministrada pelo agente socioeducador Beto Silva, a oficina de percussão tem como objetivo resgatar e difundir os valores da cultura afro-brasileira, combater o racismo estrutural e promover a consciência negra.


Site FASE