Fase e Secretaria de Saúde de Porto Alegre lançam curso com foco na saúde integral dos socioeducandos
Durante a solenidade, também ocorreu a assinatura do Plano de Ações e Metas para 2025, fruto da parceria entre as instituições
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e a Secretaria de Saúde de Porto Alegre lançaram, nesta sexta-feira (10/1), o Curso EAD do projeto “Tamo Junto: metodologias para abordagem de adolescentes - cultivando saúde no contexto socioeducativo”. A iniciativa busca instrumentalizar os servidores da Fase para o trabalho cotidiano junto aos socioeducandos e capacitar os profissionais para o desenvolvimento de habilidades que promovam a saúde integral dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa na regional de Porto Alegre.
As aulas abordarão questões ligadas à autonomia e à aprendizagem socioemocional, além de oferecer ferramentas práticas para o manejo de emoções no atendimento. Com 15h de duração e desenvolvido em três módulos, o curso estará disponível a partir do dia 27 de janeiro pela plataforma educaPOA.
As diretrizes do projeto foram apresentadas pela coordenadora da Área Técnica da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sônia Silvestrin, pela representante da agência de comunicação criadora da metodologia, Kelly Portolan, e pela coordenadora de Saúde da Fase, Irene Boucinha. A iniciativa é destinada aos gestores, agentes socioeducadores, analistas e às equipes multidisciplinares de saúde que atuam em áreas relacionadas ao cuidado dos adolescentes em Porto Alegre.
O projeto “Tamo Junto” é desenvolvido desde o ano de 2020 nas unidades em Porto Alegre. Desde então, aplica metodologias de educação com foco na promoção da saúde integral dos jovens. O curso EAD é mais uma ação da Fase e da SMS visando promover, proteger e recuperar a saúde da população socioeducativa.
“Esperamos que possam absorver o máximo possível a proposta e multiplicar as práticas no dia a dia. A prevenção e a educação permanente (dos profissionais) estão no DNA do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou o secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.
A juíza substituta da 3ª Vara do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, Marina Fernandes de Carvalho, recordou que a ideia do curso surgiu a partir dos contatos com os socioeducandos e da convivência diária com os servidores que atuam nas unidades. A partir disso, a proposta foi amadurecida em conjunto com a Coordenação de Saúde da Fase, a Defensoria Pública, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre e a Coordenadoria da Infância e da Juventude da Capital.
Plano 2025
Entre elas, estão previstas oficinas com foco na educação em saúde. As práticas serão realizadas levando em conta temas do cotidiano dos jovens, com dicas e orientações sobre saúde mental, saúde bucal, acuidade visual, educação sexual, entre outros.
Cerca de 100 servidores da Fase prestigiaram a solenidade. Entre os presentes, estiveram também o juiz-corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson, a diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS de Porto Alegre, Vânia Frantz, a responsável pela 3ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Carla Carrion Frós, a defensora pública e representante do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), Mariana Py, o assistente técnico do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alex Vidal, além de servidores da Secretaria Municipal da Saúde.
Edição: Jéssica Britto - Ascom SSPS