Formações para servidores qualificam atendimento socioeducativo e reforçam identidade profissional na Fase
Dentro da proposta de potencializar os recursos humanos nas oito regionais, Fundação promoveu mais de 20 cursos em 2024
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A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu ao longo de 2024 uma série de formações destinadas a qualificar o trabalho desenvolvido pelos servidores nas oito regionais do Estado. Desenvolvida nas modalidades presencial e virtual, as atividades buscaram melhorar a capacidade técnica no fazer socioeducativo e reforçaram a identidade profissional do quadro de trabalhadores da Fundação.
As iniciativas foram lideradas pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e do Núcleo de Treinamento, Estágio e Voluntários (NTEV). Anualmente, as metas são pactuadas junto ao governo do Estado e observadas no Sistema de Monitoramento Estratégico, a fim de garantir a formação permanente do quadro de Recursos Humanos nas oito regionais do Estado.
“Apesar das enchentes, que dificultaram parte do planejamento, foram ofertadas mais de 20 formações pautadas em temas pertinentes à socioeducação”, destacou a diretora da DQPC, Lisiane Cerentini. Ela lembra que as atividades também buscaram atender as necessidades dos socioeducandos (as) e servidores (as) sobre as resoluções e normativas que norteiam o trabalho nos espaços da Fase.
Os cursos e formações são realizados para responder aos desafios estabelecidos pelos principais referenciais de atuação da Fase, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Rio Grande do Sul (PEMSEIS), e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Com investimento de cerca de R$ 50 mil, as formações foram consolidadas por meio da contratação de empresas de ensino e consultoria para treinamento in company, a compra de vagas em formações disponíveis no mercado, além da realização de parcerias. Entre as instituições apoiadoras do projeto em 2024, destacam-se as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo, de Brasília, e da Bahia.
“O Programa de Formação de 2024 é fruto de consulta realizada junto aos servidores, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, onde os colegas relataram as principais necessidades de treinamento”, destacou a coordenadora de Formação Permanente (CFP), Jamille Serres. “O trabalho também acolheu as sugestões apresentadas no ano de 2023 por parte de gestores e demais servidores”, completou.
As atividades abordaram temas como Diretos Humanos, Segurança Socioeducativa, Revisão de Normativas e Procedimentos, Plano Individual de Atendimento (PIA), bem como o Papel Pedagógico do Socioeducador, Prevenção ao assédio e discriminações, entre outros.
Entre as formações de destaque, estiveram o “Seminário Ampliado – A atuação profissional em pauta: que sentido estamos fazendo na intervenção socioeducativa cotidiana?”; a Formação “Teoria e Prática para a prevenção e o enfrentamento do assédio sexual, do assédio moral e da discriminação no trabalho” e o “Simpósio Estadual sobre Socioeducação: Diversidade, Trabalho Socioeducativo e Protagonismo Juvenil”.
"A Fase, incansavelmente, busca articular com os gestores a sensibilização das equipes para garantir a maior participação possível dos servidores nos treinamentos oferecidos”, destacou Cíntia Ximenes, chefe do Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntários (NTEV) da Fase. A profissional lembra, ainda, que as atividades têm como objetivo alinhar os conteúdos envolvidos nas formações com as ações realizadas no dia a dia, promovendo a reflexão e a relação entre a teoria e a prática profissional.