Fase mobilizada contra a Dengue

Orientações preventivas e emergencias para combate ao mosquito Aedes aegypti marcou reunião com servidores

Encontro virtual reuniu servidores de todas as regionais da Fase no Estado - Foto: Reprodução Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu, nesta sexta-feira (09/02), reunião com orientações preventivas e emergenciais para o combate à Dengue. Destinada a servidores de todo o Estado, a iniciativa reforçou as medidas de prevenção à proliferação e à circulação do mosquito Aedes aegypti.

Profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) reforçaram os cuidados necessários nos espaços da Fase em todo o Estado, com destaque para as unidades de internação e de semiliberdade que atendem aos socioeducandos e socioeducandas em todas as regionais da Fundação. Os profissionais destacaram as diretrizes do governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde.

Técnico em Segurança do Trabalho, Ricardo Moreira destacou a importância da limpeza e revisão das áreas internas e externas para eliminar toda água parada dentro de objetos. Conforme a Secretaria da Saúde (SES), essa atitude simples impede o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida dele na fase aquática.

O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual. “A Fase já enviou repelentes para todas as unidades e irá reforçar os estoques do produto nos próximos dias”, destacou a chefe do SESMT, Sheila Pohren.

Material produzido pela Coordenação de Saúde e Relações do Trabalho (CSRT) da Fase - Foto: Divulgação Fase
Os profissionais também orientaram as pessoas a procurarem atendimento médico nos serviços de saúde assim que perceberem os primeiros sintomas. Dessa forma, é possível evitar o agravamento da doença e a possível evolução para o óbito.

A atividade foi promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC) por meio da Coordenação de Saúde e Relações do Trabalho (CSRT) e do SESMT.

Situação epidemiológica

Em 2024, o Rio Grande do Sul já registrou, até o momento, 6.809 notificações de casos suspeitos de dengue. Desse número, 3.193 foram confirmados. Em 2023, foram registrados mais de 34 mil casos autóctones da doença, ou seja, a contaminação ocorreu no próprio Estado, além de 54 óbitos.