Unidade da Fase em Passo Fundo recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Sessão Solene destacou os diferenciais do trabalho que já contemplou 2,6 mil jovens em 22 anos de atuação socioeducativa
Publicação:
O Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case) recebeu homenagem da Câmara de Vereadores, na quarta-feira (25/9), em alusão aos 22 anos de funcionamento da unidade. A sessão solene contou com a presença do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), José Stédile, e da diretora da casa, Katiane Bier.
Desde sua fundação, em 2 de maio de 2002, o Case tem desempenhado um papel fundamental na ressocialização dos adolescentes e jovens adultos, abrangendo 144 municípios nas regiões Norte e Planalto do Rio Grande do Sul.
A iniciativa foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo, presidida pelo vereador Saul Spinelli. “A unidade coleciona muitas vitórias e exemplos, construindo valores importantes junto aos jovens e devolvendo-os muito melhores para o convívio em sociedade”, disse. “Se olharmos para o Case Passo Fundo, que é referência no Estado, enxergamos um trabalho gigante, construindo por pessoas sonhadoras que lutaram e lutam pela ressocialização há 22 anos”, completou.
Ao longo de mais de duas décadas, a unidade de internação da Fase em Passo Fundo, na Região Norte, já acolheu cerca de 2.600 jovens, investindo continuamente em projetos de educação, profissionalização e reinserção social.
“A cada vida restaurada, a nossa missão se cumpre e se renova”, disse a diretora Katiane Bier, fazendo uma saudação especial aos colegas do Case e aos parceiros da unidade, como o Instituto Libertarte e o fotógrafo Diogo Zanatta. A gestora também valorizou o trabalho conjunto desenvolvido com a Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, que atende aos socioeducandos. “Nosso trabalho mostra aos adolescentes que existe um novo caminho, que é possível reescrever a história e que sempre haverá um recomeço”, completou.
Empresário do ramo da Construção Civil, Mateus Hélio é egresso da unidade de internação da Fase em Passo Fundo. “O Case foi fundamental na minha vida, para reiniciar a minha jornada na sociedade”, resumiu, citando que durante o cumprimento da medida socioeducativa, concluiu o Ensino Médio e participou de diversas ações pedagógicas e cursos destinados à profissionalização.
Elogiando a gestão do centro, o presidente José Stédile citou o “trabalho dedicado” dos servidores como maior “emblema” dos primeiros 22 anos do Case PF. “Parabéns ao Case e muito obrigado à Câmara de Vereadores e a todos que atuam para qualificar o sistema socioeducativo gaúcho”, disse. O gestor defendeu, ainda, políticas públicas de prevenção nas áreas da saúde, educação e assistência social que sejam capazes de afastar os jovens dos atos infracionais.
Entre os presentes, o secretário de Finanças da prefeitura, Dorlei Maffi; do Poder Judiciário, o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Junior; do Ministério Público, Cleonice Aires; da Defensoria Pública, Anelise Sturm, além de vereadores.
Na oportunidade, ocorreu apresentação da Banda Liberdade, composta por servidores e socioeducandos do Case. Também foi apresentado um vídeo institucional da Fase, produzido pela Assessoria de Comunicação. O material tratou sobre os eixos de atuação da Fundação, apresentando dados relativos à estrutura administrativa e sobre a população atendida nas oito regionais do Estado.
Exposição fotográfica
A exposição “Retratos da Paz – segunda edição” também esteve entre os destaques da homenagem. De autoria dos jovens do Case Passo Fundo, as fotografias foram expostas no saguão da Câmara de Vereadores.
Os trabalhos são resultados da segunda oficina de fotografia ministrada pelo fotógrafo Diogo Zanatta, ocorrida no mês de julho, em parceria com o Instituto Libertarte.
O projeto garantiu a dez adolescentes noções básicas de fotografia e edição de fotos, além de ofertar ferramenta de profissionalização aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.