Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Projeto “Almofadas do Coração” da Fase contempla pacientes do Hospital Vila Nova

Iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) desde 2015

Publicação:

01
Desde 2015, projeto liderado pelo Ceconp já doou cerca de 3,5 mil almofadas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama - Foto: Divulgação Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) realizou, na última semana, a doação de 50 almofadas em formato de coração ao Laboratório de Oncologia da Associação Hospitalar Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre. Desenvolvida pelo Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) desde 2015, a iniciativa busca colaborar na recuperação das pacientes que, em tratamento contra o câncer de mama, realizaram a retirada do seio (mastectomia).

O projeto é denominado “Almofadas do Coração”, sendo que os materiais são confeccionados por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em unidades da capital. Cortados com moldes em formato de coração, os tecidos são passados, recebem enchimento e são cuidadosamente costurados para depois serem utilizados pelas mulheres. O trabalho conta com a supervisão de servidores do Ceconp.

02
Socieducando que realizou a oficina participou da entrega simbólica no hospital - Foto: Divulgação Fase
A almofada, que se ajusta confortavelmente sob o braço, pode aliviar a dor da incisão cirúrgica, proteger contra colisões acidentais, ajudar a aliviar o edema e aliviar a tensão nos ombros.

Simbolicamente, entregamos as almofadas para três pacientes, sendo que uma delas havia feito recentemente a mastectomia”, resumiu a pedagoga que atua no Ceconp, Janaína Mildner, presente na entrega dos materiais. “A partir do mês de março, os jovens começarão a confeccionar turbantes que serão doados às pacientes que estão fazendo o tratamento da quimioterapia”, completou, destacando que além do Hospital Vila Nova, os acessórios também serão doadas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

A entrega das almofadas, ocorrida em 26 de fevereiro, também contou com um socioeducando que participou da oficina e recebeu o agradecimento das pacientes. No total, cinco adolescentes participaram da confecção dos materiais nos últimos seis meses. Eles são oriundos do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC) e do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre (Case POA 2).

Também presentes, agentes socioeducadores que atuam no Ceconp: Emerson Abbade, Alessandra Guimarães e Paulo Tavares. A comitiva da Fase foi recebida pelas assistentes sociais Sabrine da Rocha e Tanara Guimarães, que atuam junto ao serviço de oncologia do Hospital Vila Nova.

03
Comitiva da Fase foi recebida pelas assistentes sociais que atuam no setor de oncologia do Hospital Vila Nova - Foto: Divulgação Fase
Saiba mais

O “Almofadas do Coração” é desenvolvido pela Fase há dez anos Com início no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), em Porto Alegre, desde então a iniciativa tem sido replicada por unidades de internação e de semiliberdade em diversas regionais do Estado.

Ao longo dos anos, já produzimos cerca de 3,5 mil almofadas. O trabalho solidário faz muito bem para as pacientes que recebem, mas também para os jovens que praticam. A almofada garante conforto ao corpo e à alma”, refletiu a diretora do Ceconp, Josiane Mônaco.

Desde o início do projeto, os materiais já foram doados aos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Fêmina e Santa Rita, localizado no complexo Santa Casa, todos em Porto Alegre.

Site FASE