Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Unidade da FASE em Caxias do Sul lidera projeto que alia solidariedade e sustentabilidade

Iniciativa que contempla instituições do município é fruto de trabalho conjunto entre socioeducadores, socioeducandos e famílias

Publicação:

Imagem ilustrativa
Na recepção da unidade é disponibilizada uma caixa de coleta de tampinhas plásticas que seriam descartadas - Foto: Divulgação Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Desenvolvido no Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul (CAS), o projeto ‘Tampinhas Solidárias’ contemplou mais uma instituição. Trata-se da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (DOMUS). A iniciativa é realizada desde 2022 na unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE). 

O projeto visa estimular a solidariedade e a sustentabilidade junto aos socioeducandos por meio da reutilização de materiais recicláveis. A atividade também mobiliza a equipe de socioeducadores e os familiares dos adolescentes. 

O caráter social é o ponto alto da iniciativa, conforme relata a diretora do CAS Caxias do Sul, Alexandra Bittencourt. “O propósito é colaborar com entidades que possuam fins sociais. Também realizamos visitas a estas instituições junto com socioeducandos, a fim de apresentar outras realidades vivenciadas por crianças e adolescentes”, disse. 

Liderada por um socioeducando, a entrega dos materiais ocorreu na terça-feira (23/05) e contou com a supervisão da Assistente Social Daniela Andrade da Anunciação e da estagiária de Serviço Social da unidade, Luana Vieira. 

Objetivo é estimular a solidariedade e a sustentabilidade junto aos socioeducandos por meio da reutilização de materiais - Foto: Divulgação Ascom Fase

Saiba mais 

Na recepção da unidade é disponibilizada uma caixa de coleta de tampinhas plásticas que seriam descartadas. Após ser arrecadada uma quantidade significativa dos materiais, o CAS realiza a entrega para alguma instituição. O critério é que a entidade utilize a reciclagem como complementação de recursos para o seu funcionamento. 

Entidade contemplada 

A DOMUS é uma entidade civil que acolhe e ampara crianças e adolescentes portadores de doenças oncológicas até os 17 anos, bem como seus familiares e acompanhantes responsáveis. 

A casa promove ações nas áreas de assistência social, recreação, educação, espiritualidade, psicologia e saúde. A associação abrange os 49 municípios pertencentes à 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul.

Site FASE