Segunda turma de servidores aprovados no concurso inicia capacitação na Fase
Destinado aos 108 agentes socioeducadores convocados pelo governo do Estado, treinamento está sendo realizados em três etapas
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo iniciou, nesta segunda-feira (5/5), a formação da segunda turma de agentes socioeducadores aprovados no Concurso Público 001/2022. A proposta é integrar os 46 novos servidores à estrutura e ao funcionamento da instituição, além de capacitá-lo para o atendimento junto aos adolescentes e jovens adultos nas oito regionais do Estado.
Ao longo das próximas duas semanas, a programação será composta por atividades que incentivam a reflexão e o aprimoramento de competências técnicas, pedagógicas e administrativas. A capacitação segue as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que compõe a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
A capacitação também aprofundará conteúdos como ética no serviço público, atendimento humanizado, mediação de conflitos, saúde do trabalhador, estrutura organizacional e protocolos institucionais. Tudo isso visando a integração dos novos servidores à cultura institucional da Fase.
Com carga de 80 horas, a formação é promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e do Núcleo de Treinamento, Estágio e Voluntários (NTEV). Em fevereiro deste ano, o governo do Estado autorizou o chamamento de 108 agentes socioeducadores, sendo o dobro do previsto no edital do certame. A convocação, a acolhida e os treinamentos estão sendo realizados em três etapas.
“É com imensa alegria que a Fase recebe a segunda turma dos aprovados. A presença de vocês dará ainda mais corpo e incentivo ao trabalho desempenhado nas unidades de todo o Estado”, pontuou a diretora da DQPC, Lisiane Cerentini. Ela reforça que o treinamento será fundamental para que os novos servidores entendam o funcionamento da instituição e tenham dimensão da responsabilidade social da atuação socioeducativa.
Também presentes, a diretora Socioeducativa, Kelly Souza, e a titular da diretoria Administrativa, Simei Pilotti. As gestoras apresentaram um resumo das estruturas funcionais e saudaram a chegada dos novos colegas, pontuando os diferenciais da socieducação para as demais áreas relacionadas à segurança pública.