Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Projeto une arte e leitura na unidade de internação provisória da Fase

Iniciativa articulou parceria com o programa de Pós-Graduação em Pscicanálise da UFRGS

Publicação:

Capa saul teixeira
Localizada no complexo da Fase na avenida Padre Cacique, unidade conta com espaço de leitura à disposição dos socioeducandos - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

A unidade de internação provisória da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) iniciou, neste ano, uma nova etapa em suas ações culturais com o projeto “Leitura e Escrevivência”. A iniciativa é inspirada no conceito da escritora Conceição Evaristo, que propõe manifestações ancoradas nas vivências coletivas. O projeto oferece aos socioeducandos um espaço de expressão artística e literária, promovendo reflexão, diálogo e ressignificação de experiências.

A proposta amplia as atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pelo Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), em Porto Alegre. Nesta nova fase, o projeto articulou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), resultando na criação de marcadores de página artesanais confeccionados pelos adolescentes e jovens adultos que aguardam a definição da medida socioeducativa por parte da Justiça.

Os materiais foram entregues aos palestrantes da “II Jornada de Investigação, Discurso e Psicanálise – O que ler quer dizer?”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da universidade. O evento foi realizado no final de abril.

“O projeto reafirma o compromisso da Fase com a construção de vínculos, o respeito à subjetividade e o estímulo à criatividade dos jovens”, refletiu a diretora da unidade, Marenilda de Bortoli. Ela participou da mesa de abertura da atividade, que também contou com a presença da psicóloga Fernanda Almeida e da socioeducadora Karina Vogel, ambas integrantes da equipe do CIPCS.

fotoefeitos com  (18) aki
Marcadores de página foram criados com técnicas de pintura em aquarela - Foto: Divulgação Fase
As oficinas foram conduzidas por Karina e pela colega Sirlei Plein, que propuseram a criação dos marcadores de página como um convite à leitura e à escuta. A proposta entende que a arte, seja através do artesanato ou de outras expressões artísticas, também são formas de “ler o mundo”, valorizando a criação como linguagem que comunica para além das palavras. As 20 peças foram feitas com técnicas de pintura em aquarela.

Saiba mais

Os impactos positivos da primeira edição do “Leituras e Escrevivência”, que despertaram grande interesse entre os socioeducandos, motivaram a gestão a incluí-lo no calendário pedagógico da unidade. A segunda etapa do projeto já está em andamento e propõe rodas de conversa sobre a função materna, em alusão ao Dia das Mães, tema que também será explorado por meio de expressões artísticas.

"O objetivo é oferecer um espaço de diálogo com os adolescentes sobre o papel da figura materna na vida dos jovens, além de desconstruir o imaginário social que idealiza um modelo ideal de mãe”, explicou a psicóloga Fernanda. Ela destaca, ainda, que os encontros ocorrem duas vezes por semana e envolvem a participação de 40 socioeducandos.

akiakiakiaiiiii
Representantes do CIPCS na II Jornada de Investigação, Discurso e Psicanálise da UFRGS - Foto: Divulgação Fase
Para o futuro do projeto, a ideia é manter a arte como ferramenta de reflexão e expressão, abordando datas comemorativas ou temas que marcam o cotidiano dos adolescentes. “No próximo ciclo, vamos abordar a figura masculina na sociedade. Já estamos trabalhando na proposta, que novamente contará com a colaboração de professores e de pesquisadores da UFRGS”, completou a psicóloga.

Site FASE