Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Socioeducandos e familiares recebem oportunidade de realizar curso na área de programação

A capacitação, fruto de uma parceria entre secretarias do governo do Estado, visa preparar os jovens para o mercado de trabalho

Publicação:

Imagem ilustrativa
Trabalho em conjunto entre a SSPS e a Seidape possibilitou o desenvolvimento da ação - Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS
Por Rafaela Pollacchinni/Ascom SSPS

Dezesseis vagas em curso na área de programação foram disponibilizadas a socioeducandos e seus familiares em evento realizado nesta quarta-feira (7/2), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). A iniciativa oferece, de forma pioneira no Estado, formação nesta área para jovens em cumprimento de medida socioeducativa, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. A ação é da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Durante o lançamento, cerca de 20 socioeducandos foram apresentados à proposta, aos objetivos e à metodologia da capacitação. O curso será oferecido a jovens atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique, pela Comunidade Socioeducativa, pelo Centro de Atendimento Socioeducativo de Porto Alegre II, pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino e pelo Centro de Atendimento em Semiliberdade Masculina de Porto Alegre.

"Esta é uma chance única para aprimorar habilidades e o crescimento profissional", disse Kurtz - Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo em exercício, Cesar Kurtz, destacou a importância do desenvolvimento de ações voltadas para a capacitação dos jovens atendidos pela Fase. "O trabalho conjunto da Seidape, SSPS e Fase visa atender às necessidades dos socioeducandos, proporcionando-lhes uma oportunidade inovadora. Por isso, optamos por oferecer um curso de tecnologia e programação, focado na inclusão digital e no fortalecimento da cidadania. Esta é uma chance única para aprimorar habilidades e o crescimento profissional", disse Kurtz.

Todos os socioeducandos que participarão das aulas cumprem medida de internação com possibilidade de atividade externa, que visa proporcionar uma preparação para o reingresso na sociedade, de forma parcial, gradual, planejada e monitorada. A capacitação será oferecida, sem ônus para o Estado, pela Soul Code, uma EdTech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, a inclusão digital, o impacto social, a diversidade e a empregabilidade, em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec).

A titular da Seidape, Lisiane Lemos: “Esse dia para mim foi um sonho desde quando eu conheci o Ceconp" - Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS
A titular da Seidape, Lisiane Lemos, compartilhou com os socioeducandos a sua experiência de construção de carreira na área da tecnologia e a relevância de desenvolver esse projeto no Ceconp. “Esse dia para mim foi um sonho desde quando eu conheci o Ceconp. Esse curso de programação é para que vocês possam ver outros horizontes e, quem sabe, trilhar esses caminhos que eu trilhei, tornando a vida da minha família diferente, escrevendo um destino que ninguém na minha família escreveu”, afirmou Lisiane.

Nilton Rodrigues, representante da Fapetec, Fabrício Cardoso, da Soul Code, e Fabiano Bitar, profissional da área da tecnologia, também conversaram com os jovens sobre as oportunidades que a programação pode oferecer a eles e sobre como vai funcionar a capacitação.

Por meio da lógica de programação, os estudantes poderão desenvolver websites ou aplicativos, utilizando tecnologias como HTML, CSS e JavaScript, para traduzir o design e os requisitos do usuário em código. Assim, os conteúdos poderão ser apresentados de forma atraente e funcional nos navegadores.

Presidente valorizou a ação transversal e reforçou a missão da Fase - Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS
O presidente da Fase, José Stédile, destacou que esta ação é um trabalho que demonstra a transversalidade do governo do Estado, de parceria entre duas secretarias, e reafirma o papel da Fundação com os jovens. “A grande missão da Fase é criar alternativas de novas vidas para os nossos adolescentes. Muitas vagas no mercado de trabalho no país estão vinculadas à área de tecnologia. Com esse curso, há uma grande oportunidade para os socioeducandos conseguirem um bom emprego quando voltarem ao convívio  da sociedade.”

As atividades irão começar no dia 19 de fevereiro, ocorrerão três vezes por semana no laboratório de informática do Ceconp e terão duração de três meses, com oito vagas para os socioeducandos. As outras oito vagas são destinadas aos familiares que tenham interesse em participar do curso, que pode ser realizado nas residências ou em locais externos. Os alunos também ganharão ingressos para o South Summit 2024, que é um dos principais eventos de empreendedorismo e inovação do mundo.

Site FASE