Socioeducandos de Novo Hamburgo recebem qualificação profissional para três áreas de atuação

Formações estão contemplando os jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) no Vale dos Sinos

As formações em Garçom, Padaria e Confeitaria, e Técnicas de Corte de Cabelo e Barbearia foram concluídas recentemente - Foto: Divulgação Fase

Os adolescentes da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Novo Hamburgo, iniciam o semestre com uma nova perspectiva de futuro. Isso porque concluíram três cursos destinados a prepará-los para o mercado de trabalho. As formações em Garçom, Padaria e Confeitaria, e Técnicas de Corte de Cabelo e Barbearia foram concluídas na primeira semana de julho.

Os cursos foram promovidos a partir da parceria firmada pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH) com a Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (ASBEM) e a prefeitura de Novo Hamburgo. Os cursos contaram com 60 horas/aula cada.

Os adolescentes tiveram as habilidades testadas, na última quinta-feira (4/7), em atividade promovida pelo Case. A iniciativa contou com representantes das entidades parceiras e de professores da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, anexa à unidade socioeducativa.

Os oito socioeducandos contemplados pela formação como Garçom demonstraram como montar uma mesa. Destaque para a correta colocação de pratos, talheres, taças, guardanapos, entre outros. Posteriormente, serviram um coquetel aos convidados. Os produtos servidos, por sua vez, foram produzidos pelos 14 adolescentes que participaram do curso de Padaria e Confeitaria.

Atendido pelo Case NH desde o início do ano, um socioeducando de 16 anos encarou a formação como o primeiro degrau em busca da profissionalização. “Espero, quando sair daqui, conseguir um emprego em alguma padaria ou mercado”, projetou. Ele já participava do projeto Fênix, promovido pela unidade e, que desde 2020, já produziu e distribuiu mais de 4 mil pães à comunidade da Vila Kipling. “Com o curso de agora aprendi ainda mais. Para o futuro, sonho em ter o meu próprio negócio também nessa área”, concluiu o adolescente.

Formatura

No último final de semana foi a vez dos seis adolescentes do curso de Técnicas de Corte de Cabelo e Barbearia mostrarem na prática o que aprenderam. Durante o horário das visitas, cortaram o cabelo de familiares e auxiliaram a instrutora na lavagem, secagem, corte e escova.

Os três cursos seguirão sendo ofertados para outros adolescentes da unidade. As próximas aulas iniciam em agosto - Foto: Divulgação Fase
A formatura dos três cursos está prevista para ocorrer no mês final do mês agosto. Será mais um momento especial para todos nós: adolescentes, familiares e servidores”, comemorou a pedagoga que atua na unidade, Liana Lemos.

Os três cursos seguirão sendo ofertados para outros adolescentes da unidade. As próximas aulas iniciam em agosto.