Jovens da Fase protagonizam ações em evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

III Caminhos Literários contará com apresentações culturais de três unidades socioeducativas do Rio Grande do Sul

Foto dos bastidores do projeto que será apresentado pelos jovens do Case Caxias na semana que vem - Foto: Divulgação Fase

A terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura” iniciou, nesta quinta-feira (11/7), com a participação de três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o objetivo é fomentar a elaboração, o desenvolvimento e  a qualifcação de ações e projetos que promovam a leitura e a cultura como pilares do sistema socioeducativo em todo o país.

Nos próximos dias, mais de 50 centros socioeducativos realizarão uma série de atividades culturais com adolescentes e jovens adultos que cumprem medida nas 27 unidades federativas do Brasil. No Rio Grande do Sul, as ações serão protagonizadas por jovens dos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) de Caxias do Sul, Uruguaiana e Feminino (Casef).

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a atividade será desenvolvida nos 11, 12, 16 e 17 de julho. A iniciativa foi construída com o apoio do Programa Fazendo Justiça que é realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Ressaltamos os esforços da Fase que, mesmo com os eventos climáticos, garantiu a presença das unidades na edição deste ano. Será um grande momento para a troca de experiências e para reforçar o protagonismo das ações pedagógicas no sistema socioeducativo”, disse Alex Vidal, assistente técnico do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD) no Rio Grande do Sul.

Alex Vidal destacou a relevância da atividade para a qualificação das ações promovidas pela Fase - Foto: Divulgação Fase
Historiador e Doutor em Educação, Vidal destaca o trabalho conjunto com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e com o Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade da Fase (Nelce) como essenciais para o sucesso da iniciativa.

“O evento é uma grande oportunidade de formação, tornando público as atividades promovidas pelos profissionais da Fase. Conhecer as metodologias utilizadas em outros estados será fundamental para que as unidades do Rio Grande do Sul possam qualificar ainda mais as atividades de cultura e leitura”, completou.

Mágico Eddy será atração no Casef, em Porto Alegre - Foto: Divulgação Fase
No Rio Grande do Sul, o Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF), em Porto Alegre, receberá o show do mágico Edmilson Carvalho. Com o tema “Abracadabra: show de ilusionismo e truques com o mágico Eddy”, a atividade tem como organizadores a pedagoga Sheila Machado e o analista Júlio Mendes, profissional de educação física.

Na unidade da Fase na Fronteira Oeste, ocorrerá a apresentação do “Show de Talentos”, quando os socioeducandos colocarão em prática ações culturais promovidas regularmente pela unidade, tais como: dança, teatro, escrita, leitura e declamação de poesias. O projeto é liderado pela pedagoga que atua no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Uruguaiana (Case), Vanessa Porto, e pela agente socioeducativa, Liziane Tomazelli.

A apresentação de documentário “Meu Norte é a Norte”, por sua vez, marcará a presença do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case) na atividade. Produzido por moradores da região zona norte da cidade, o filme motivará uma roda de conversa entre os socioeducandos sobre o papel da cultura na ressocialização. A iniciativa tem a supervisão da pedagoga Tanisa Benati, da psicóloga Caroline Navarini e da agente socioeducativa Ana Cristina Ullmann.

Na próxima semana, a unidade de Caxias do Sul promoverá nova atividade. Desta vez, porém, com transmissão para convidados, adolescentes e gestores de unidades socioeducativas de internação e semiliberdade de todo o país.

Os guris criaram uma música, gravaram e fizeram imagens para a montagem do clipe. O resultado do trabalho será apresentado para atores da socioeducação em todo o Brasil”, comemorou Tanisa. Ela cita a participação de parceiros que viabilizaram o projeto, como o estúdio de gravação Makaveli e o grupo o RAPajador na Socioeducação – RAP, Adolescentes e Pajada, que há três anos desenvolve atividades junto aos adolescentes do Case.

Cerimônia de abertura

Os socioducandos das três unidades da Fase acompanharam a cerimônia de abertura virtual, na quinta-feira, com a participação, entre outros, dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; da Cultura, Margareth Menezes; dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; e da igualdade Racial, Anielle Franco.

Um dos escritores presentes na abertura: Jeferson Tenório, vencedor do prêmio Jabuti de 2011 com o livro “O Avesso da Pele” - Foto: Divulgação Fase
A abertura também contou com a presença de autores premiados nacionalmente, como o escritor Jeferson Tenório, vencedor do prêmio Jabuti de 2021 com o livro “O Avesso da Pele”. Ele falou sobre processo criativo da escrita e sobre suas obras. O evento é realizado em parceria com as editoras Mostarda e Companhia das Letras.

Socioeducandos do Case Uruguaiana na abertura online do evento, ocorrido nesta quinta-feira - Foto: Divulgação Fase
Na ocasião, foi lançada a Diretriz Nacional de Fomento à Cultura na Socioeducação, documento construído a partir dos resultados obtidos no Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo.

O evento, que inaugurou da 3º edição dos Caminhos Literários, também marcou o lançamento de sete documentos internacionais sobre os direitos das crianças e o sistema juvenil traduzidos para o português.