Prevenção e enfrentamento ao assédio pautam formação destinada aos servidores da Fase
Com programação durante todo o mês de outubro, proposta teve continuidade nesta segunda-feira (14/10)
Publicação:

Teoria e prática para a prevenção e o enfrentamento à discriminação e ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho. Esse é o tema da formação destinada aos gestores e servidores de todas as regionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Desenvolvido ao longo de todo o mês de outubro, a capacitação teve continuidade nesta segunda-feira (14), e está sendo ministrada pela advogada de direitos humanos, Joana Zylbersztajn.
Realizada de maneira virtual, o objetivo é fornecer repertório adequado e instrumentos para a compreensão e o enfrentamento ao assédio e à discriminação. As ações também permitem espaços de fala para o alinhamento de expectativas e o compartilhamento de receios e experiências entre os participantes.
“Um ambiente saudável de trabalho é mais do que um direito dos servidores, é um fator decisivo e determinante também para a obtenção dos resultados que queremos para a socioeducação”, destacou o presidente da Fase, José Stédile. “Reafirmamos o nosso empenho e o nosso compromisso no enfrentamento e no combate ao assédio e à discriminação”, reforçou.
O calendário de formações destinado aos servidores da Fase é marcado pela versatilidade de temas que, segundo os organizadores, abordam temas fundamentais para a qualificação do trabalho socioeducativo em todo o Rio Grande do Sul. “É muito bom conseguirmos colocar em prática o nosso planejamento de atividades e treinamentos. Ainda mais um assunto como o combate ao assédio, que sempre esteve entre as nossas prioridades em 2024”, comentou a coordenadora de Formação Permanente da Fase (CFP), Jamille Serres.
A formação teve início no dia 3 de outubro, sendo destinada aos gestores: Diretores, Assistentes de Direção, Chefes de Equipe, Coordenadores, Chefes de Núcleos e Corregedores. Nos dias 7, 10 e, nesta segunda-feira (14/10), as atividades também foram estendidas para os servidores em geral e serão concluídas no dia 17. No próximo dia 31, por sua vez, o encontro novamente será destinado aos gestores e apresentará os resultados do treinamento.
Saiba mais
Atualmente, a Fase possui estruturas que dialogam com o propósito da formação, como a Corregedoria da Fase, criada em 2010, a Ouvidoria da Fundação, a Assessoria de Controle Interno, bem como o próprio Grupo de Trabalho instituído para a prevenção e o combate ao assédio e outras violências no âmbito da Fundação.
A pauta de combate e prevenção ao assédio também está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação na gestão 2023-2026, visando a qualificação dos recursos humanos em todas as regionais da Fase no Estado. “Entre os nossos objetivos estratégicos está o compromisso dos servidores e dos gestores com o Social, o Ambiental e a Governança. Além da atividade atual sobre o assédio, estão sendo realizadas outras ações e capacitações para promover a inclusão, a diversidade e para combater práticas de discriminação”, disse a gestora da Assessoria de Informação e Gestão (AIG), Cláudia Rodrigues.