Prevenção e enfrentamento ao assédio pautam formação destinada aos servidores da Fase

Com programação durante todo o mês de outubro, proposta teve continuidade nesta segunda-feira (14/10)

Coordenadora de Formação da Fase, Jamille Serres destaca que a temática era uma das prioridades do calendário em 2024 - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase

Teoria e prática para a prevenção e o enfrentamento à discriminação e ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho. Esse é o tema da formação destinada aos gestores e servidores de todas as regionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Desenvolvido ao longo de todo o mês de outubro, a capacitação teve continuidade nesta segunda-feira (14), e está sendo ministrada pela advogada de direitos humanos, Joana Zylbersztajn.

Realizada de maneira virtual, o objetivo é fornecer repertório adequado e instrumentos para a compreensão e o enfrentamento ao assédio e à discriminação. As ações também permitem espaços de fala para o alinhamento de expectativas e o compartilhamento de receios e experiências entre os participantes.

Um ambiente saudável de trabalho é mais do que um direito dos servidores, é um fator decisivo e determinante também para a obtenção dos resultados que queremos para a socioeducação”, destacou o presidente da Fase, José Stédile. “Reafirmamos o nosso empenho e o nosso compromisso no enfrentamento e no combate ao assédio e à discriminação”, reforçou.

Diretora da DQPC enalteceu a relevância das formações para a qualificação do trabalho socioeducativo em todo o Estado - Foto: Reprodução Ascom Fase
A iniciativa é promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e o Núcleo de Treinamentos, Estágios e Voluntários (NTEV). Diretora da DQPC, Lisiane Cerentini, reforçou as diretrizes da atividade para o fortalecimento dos recursos humanos e para a garantia de um ambiente profissional saudável e produtivo. “Com isso, todos ganham. Ganham o servidor, a equipe e toda a estrutura da instituição”, disse, parabenizando aos organizadores e agradecendo à palestrante.

O calendário de formações destinado aos servidores da Fase é marcado pela versatilidade de temas que, segundo os organizadores, abordam temas fundamentais para a qualificação do trabalho socioeducativo em todo o Rio Grande do Sul. “É muito bom conseguirmos colocar em prática o nosso planejamento de atividades e treinamentos. Ainda mais um assunto como o combate ao assédio, que sempre esteve entre as nossas prioridades em 2024”, comentou a coordenadora de Formação Permanente da Fase (CFP), Jamille Serres.

Formação está sendo ministrada pela sendo ministrado pela advogada de direitos humanos, Joana Zylbersztajn - Foto: Reprodução Ascom Fase
Conforme a palestrante, Joana Zylbersztajn, o trabalho que lidera busca oferecer soluções integrais e efetivas para instituições, organizações e empresas. “O objetivo é mudar as práticas corporativas e institucionais para termos o melhor impacto possível em direitos humanos, tanto da porta para fora, quanto da porta para dentro”, disse. Ao citar a missão institucional da Fase, destacou que o treinamento está garantindo aos participantes um conteúdo aderente à realidade dos funcionários da socioeducação.

A formação teve início no dia 3 de outubro, sendo destinada aos gestores: Diretores, Assistentes de Direção, Chefes de Equipe, Coordenadores, Chefes de Núcleos e Corregedores. Nos dias 7, 10 e, nesta segunda-feira (14/10), as atividades também foram estendidas para os servidores em geral e serão concluídas no dia 17. No próximo dia 31, por sua vez, o encontro novamente será destinado aos gestores e apresentará os resultados do treinamento.

Formação teve início em 3 de outubro e será concluída dia 31 - Foto: Reprodução Ascom Fase

Atualmente, a Fase possui estruturas que dialogam com o propósito da formação, como a Corregedoria da Fase, criada em 2010, a Ouvidoria da Fundação, a Assessoria de Controle Interno, bem como o próprio Grupo de Trabalho instituído para a prevenção e o combate ao assédio e outras violências no âmbito da Fundação.

Presidente José Stédile e chefe de gabinete, Luiz Gustavo Martins, reafirmaram o compromisso da gestão com o tema - Foto: Reprodução Ascom Fase
O GT está trabalhando na montagem dos referenciais legais, normativos e conceituais que norteiam o trabalho. Também é responsabilidade do colegiado promover e indicar os fluxos e canais de acolhimento de denúncias, além de acompanhar as situações. “São assuntos e pautas encaradas em muitas instituições como um tabu, mas não é o caso da Fase. A gestão reforça o ‘olhar atento’ e o compromisso com a temática de combate ao assédio, além de incentivar todas as iniciativas nesse sentido”, salientou o chefe de gabinete, Luiz Gustavo Martins, integrante do GT.

A pauta de combate e prevenção ao assédio também está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação na gestão 2023-2026, visando a qualificação dos recursos humanos em todas as regionais da Fase no Estado. “Entre os nossos objetivos estratégicos está o compromisso dos servidores e dos gestores com o Social, o Ambiental e a Governança. Além da atividade atual sobre o assédio, estão sendo realizadas outras ações e capacitações para promover a inclusão, a diversidade e para combater práticas de discriminação”, disse a gestora da Assessoria de Informação e Gestão (AIG), Cláudia Rodrigues.