Preparação para aposentadoria é tema de formação promovida pela Fase

Organizada pela DQPC, atividade busca auxiliar os servidores no planejamento de suas novas rotinas

O evento se justifica pela série de servidores próximos da aposentadoria compulsória em todos os espaços da Fundação - Foto: Reprodução / Ascom Fase

Promover um espaço de reflexão que colabore com os servidores que estão próximos da aposentadoria. Com essa proposta, a Fundação de Atendimento Socioeducativo realizou, na quinta-feira (26/9), mais uma atividade destinada a qualificar os recursos humanos nas oito regionais do Estado. O objetivo é auxiliar os funcionários na tomada de decisões e no planejamento para a nova etapa de vida.

O evento se justifica pela série de servidores próximos da aposentadoria compulsória em todos os espaços da Fundação. A proposta também atende às prerrogativas da Emenda Constitucional 19, que altera o sistema de previdência social e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, com destaque para o controle de despesas e das finanças públicas.

Representando a DQPC na abertura da atividade, o assessor Altair Madruga destacou a relevância do encontro que, segundo ele, pode servir como ponto de partida para os futuros aposentados. “Gosto muito de ler Sêneca, grande filósofo do Império Romano. Ele nos ensina que é mais benéfico enfrentar a vida com desapego e leveza, buscando uma visão mais equilibrada e racional sobre as etapas da nossa vida”, refletiu.

A segunda edição do Programa de Preparação para Aposentadoria teve como temas a promoção da saúde e do bem-estar. A iniciativa foi coordenada pela diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio do Núcleo de Provimento e Relações do Trabalho (NPRT), do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), e da Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT).

Experiência

A iniciativa foi coordenada pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC) - Foto: Divulgação Fase
A atividade contou com a profissional de Educação Física, Mirian Santos, que há dois anos atua em uma academia de Capão da Canoa que tem como público principal os idosos e aposentados. Ela abordou, entre outros, a importância do exercício físico, bem como os reflexos na funcionalidade e na vida social da chamada “melhor idade”.

Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia, Carla Rosa também trouxe suas colaborações ao debate. Com pós-graduação em Saúde da Família, a profissional iniciou sua participação trazendo alguns conceitos.

"Aposentadoria pode significar sentimentos como alegria e liberdade, mas também nos remete a recolher-se aos aposentos, ao espaço de não trabalho”, pontuou. “Cada nova fase da sua vida vai demandar um novo você”, resumiu.