Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Jornada da Socioeducação debate inclusão entre órgãos no atendimento a socioeducandos

Publicação:

Imagem ilustrativa
A Jornada da Socioeducação percorre os Centros Socioeducativos da Fase, visando a integração entre órgãos - Foto: Michael Corvello
Por Ascom SSPS

Na última semana, representantes do Departamento de Políticas Socioeducativas (DPS) da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) estiveram em Pelotas para participar de encontros da Jornada da Socioeducação. O evento itinerante percorre os Centros Socioeducativos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), visando a integração entre a pasta, as unidades e os municípios. Integraram a equipe do DPS, a diretoria do departamento, Gabriela Cruz, o chefe da divisão de projetos, Renato Arioli, e o analista administrador, Alex Pizio. 

Na quarta-feira (17/7), eles foram recebidos por representantes do Pacto Pelotas pela Paz, projeto cujo principal objetivo é o combate à violência, a partir da atuação integrada das forças de segurança pública.

Com a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas
O grupo também se reuniu com a prefeita Paula Mascarenhas e a equipe da Secretaria de Assistência Social do município, para discutir sobre o grupo de trabalho que estuda as medidas de meio aberto.

Além disso, a agenda incluiu reuniões com técnicos do CIEE-RS, parceiro da pasta no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socioeducativo, e com a juíza da infância e juventude, Alessandra Couto de Oliveira, para debater sobre o Termo de Cooperação entre Juizado Regional da Infância e Juventude (JIJ) de Pelotas e a Prefeitura do município, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A parceria tem como objetivo o acolhimento dos jovens e das famílias após as sentenças de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviço à Comunidade.

Visita ao Case Pelotas
 Na quinta-feira (18/7), o grupo foi recepcionado pelas direções do Centro Regional de Atendimento Socioeducativo (Case) e de Semiliberdade (Casemi)A agenda incluiu audiências e reuniões de apresentação a respeito do Termo de Colaboração entre JIJ/CREAS, que explicita o trabalho dos técnicos dos CREAS no acolhimento e orientação dos jovens ao final das audiências, bem como o apoio prestado as famílias. 

Site FASE