Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase recebe doação de jogos pedagógicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Iniciativa contemplará jovens que cumprem medida socioeducativa em unidades de Porto Alegre

Publicação:

Imagem ilustrativa
Entrega ocorreu na sede administrativa da Fase, em Porto Alegre - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) recebeu, nesta segunda-feira (1/7), a doação de jogos pedagógicos que serão destinados aos/as jovens que cumprem medida socioeducativa em unidades de Porto Alegre.

Os materias foram comprados após campanha de arrecadação promovida pelo Observatório da Socioeducação e do Ateliê de Jogos Pedagógicos, ambos projetos de extensão do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (CIESS), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A entrega foi realizada pelo coordenador do Observatório e do Ateliê, Maurício Perondi. Em alguns casos, a produção dos jogos conta com a participação de adolescentes que cumprem Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) junto à universidade.

Sabemos o quanto a educação, a cultura, o esporte contribuem para a transformações dos jovens. São iniciativas que vão fomentando novas perspectivas na vida dos socioeducandos”, refletiu Perondi. Ele lembra ainda, que o curso de extensão já ministrou rodas de conversa com os socioeducandos no ano passado, sendo que a intenção é repetir a iniciativa em 2024.

A Fase esteve representada pela diretora Socioeducativa, Cláudia Patel, pelo chefe de gabinete Luiz Gustavo Martins e pelo chefe do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), Pedro Falkenbach Júnior. O trio agradeceu pela doação dos materiais e enalteceu a importância das ações pedagógicas para o sucesso das medidas socioeducativas.

Saiba mais

Curso de extensão, o Observatório tem como principal objetivo potencializar a produção, a troca e a difusão do conhecimento científico sobre a socioeducação. O grupo trabalha abordagens ligadas a tema como adolescências, juventudes, justiça juvenil e políticas públicas voltadas para a juventude.

O setor Ateliê de Jogos Pedagógicos, por sua vez, tem o intuito de (re)pensar os jogos enquanto ferramentas pedagógicas e produzi-los através de materiais recicláveis ou sobrantes da Gráfica da UFRGS. A equipe de trabalho deste setor é constituída por técnico, bolsistas e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Site FASE