Fase recebe doação de jogos pedagógicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Iniciativa contemplará jovens que cumprem medida socioeducativa em unidades de Porto Alegre
Publicação:
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) recebeu, nesta segunda-feira (1/7), a doação de jogos pedagógicos que serão destinados aos/as jovens que cumprem medida socioeducativa em unidades de Porto Alegre.
Os materias foram comprados após campanha de arrecadação promovida pelo Observatório da Socioeducação e do Ateliê de Jogos Pedagógicos, ambos projetos de extensão do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (CIESS), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A entrega foi realizada pelo coordenador do Observatório e do Ateliê, Maurício Perondi. Em alguns casos, a produção dos jogos conta com a participação de adolescentes que cumprem Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) junto à universidade.
“Sabemos o quanto a educação, a cultura, o esporte contribuem para a transformações dos jovens. São iniciativas que vão fomentando novas perspectivas na vida dos socioeducandos”, refletiu Perondi. Ele lembra ainda, que o curso de extensão já ministrou rodas de conversa com os socioeducandos no ano passado, sendo que a intenção é repetir a iniciativa em 2024.
A Fase esteve representada pela diretora Socioeducativa, Cláudia Patel, pelo chefe de gabinete Luiz Gustavo Martins e pelo chefe do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), Pedro Falkenbach Júnior. O trio agradeceu pela doação dos materiais e enalteceu a importância das ações pedagógicas para o sucesso das medidas socioeducativas.
Saiba mais
Curso de extensão, o Observatório tem como principal objetivo potencializar a produção, a troca e a difusão do conhecimento científico sobre a socioeducação. O grupo trabalha abordagens ligadas a tema como adolescências, juventudes, justiça juvenil e políticas públicas voltadas para a juventude.
O setor Ateliê de Jogos Pedagógicos, por sua vez, tem o intuito de (re)pensar os jogos enquanto ferramentas pedagógicas e produzi-los através de materiais recicláveis ou sobrantes da Gráfica da UFRGS. A equipe de trabalho deste setor é constituída por técnico, bolsistas e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.