Círculos de Construção de Paz mobilizam unidades da Fase em todo o Estado
Iniciativa contemplará os servidores das oito regionais até a próxima sexta-feira (20/12)
Publicação:
A Fundação de Atendimento Socioeducativo está promovendo, nesta semana, o circuito de “Círculos de Construção de Paz”, contemplando servidores das oito regionais do Estado. Com a proposta de tratar conflitos, fortalecer as equipes e discutir temas do cotidiano, os procedimentos restaurativos são aplicados pela Fase desde 2005. A iniciativa marca a conclusão do calendário de atividades da Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC) em 2024.
O circuito está sendo realizado de maneira presencial com os servidores da regional de Porto Alegre, nos dias 17 e 19, e, virtualmente, em 18 e 20 de dezembro, com os trabalhadores que atuam no interior. A iniciativa é promovida pela DQCP, por meio da Coordenação de Saúde e Relações do Trabalho (CSRT) e do Núcleo de Provimento e Relações do Trabalho (NPRT).
Aplicada pela Fase desde 2005, a metodologia tem resultado na qualificação do atendimento, garantindo um acolhimento mais humanizado aos adolescentes e promovendo um melhor ambiente de trabalho nas unidades da instituição. O trabalho abrange servidores, socioeducandos e as famílias dos jovens.
“Este ano que está chegando ao final foi atípico e muito desafiador, principalmente pela enchente que abalou o nosso Estado. Superamos os obstáculos com bravura, empenho e resiliência. Agora, é momento de celebrarmos os resultados de 2024 e de fortalecermos ainda mais a relação com os colegas”, disse a assistente Social Márcia Pinto. A profissional, que trabalha no NPRT, está atuando como facilitadora dos Círculos de Construção de Paz.
A proposta de consolidar os valores e as práticas restaurativas no cotidiano da Fase integra o Planejamento Estratégico da instituição para a gestão 2022-2026.