Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase promove palestra sobre a Comunicação Não-Violenta no ambiente de trabalho

Projeto “Comunicação e Relações Interpessoais – uma via de mão dupla” contou com três encontros ao longo de 2024

Publicação:

Imagem ilustrativa
Atividade foi ministrada pela supervisora do Núcleo de Justiça Restaurativa do TRF4, Carla Grahl - Foto: Reprodução Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Visando garantir relações saudáveis no ambiente profissional, a Fundação de Atendimento Socioeducativo promoveu um ciclo de três palestras sobre a comunicação nas relações interpessoais no trabalho. Os encontros, realizados nos meses de abril, agosto e novembro, consolidam um dos projetos do Planejamento Estratégico da Fase para o ano, tendo como abordagem central a qualificação dos Recursos Humanos.

Com o tema ‘Comunicação e Relações Interpessoais – uma via de mão dupla’, os encontros também buscam coibir, prevenir e reduzir relações inadequadas no contexto profissional, focando em relações saudáveis que sejam marcadas pela ética, pelo respeito e pelo diálogo assertivo. 

A iniciativa também atende a uma demanda apontada pela pesquisa de clima organizacional realizada entre os servidores da Fundação. “Uma comunicação correta é fundamental para motivar, engajar e unir a equipe em torno dos propósitos”, refletiu o presidente da Fase, José Stédile. “Um ambiente saudável é o primeiro passo para a conquista dos resultados no ambiente profissional”, completou.

A formação foi concluída na última semana (13/11), quando a advogada e psicóloga Carla Grahl tratou sobre a contribuição da Comunicação Não-Violenta (CNV) no âmbito de trabalho. Pós-graduada em Sistemas de Justiça: Conciliação, Mediação e Justiça Restaurativa, atualmente, é supervisora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (NUJURE).

A palestrante contou que buscou a temática, inicialmente, para aperfeiçoar as relações familiares - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
A palestrante contou que buscou a temática, inicialmente, para aperfeiçoar as relações familiares. A partir do sucesso da iniciativa, passou a estudar ainda mais o assunto, inserindo-o nas rotinas do trabalho. “Foi através da Comunicação Não-Violenta que eu encontrei sentido para a minha vida profissional. Busquei a mediação, a conciliação e, atualmente, sou instrutora e facilitadora de Justiça Restaurativa”, disse Carla. “Trabalhamos para que as pessoas possam dialogar de uma maneira melhor”, completou.

Os encontros foram organizados pela Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT), por meio dos núcleos de Provimento e Relações do Trabalho (NPRT) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT). As estruturas são ligadas à diretora de Qualificação Profissional e Cidadania da Fase (DQPC).

Formações

Aula inaugural contou com a presença do doutor em Ciências Humanas, Luis Alexandre Cerveira - Foto: Reprodução Fase
Realizado no mês de abril, o encontro inaugural contou com o doutor em Ciências Humanas, Luis Alexandre Cerveira. Ele abordou a Comunicação dentro da ótica do chamado Soft Skills. O termo em inglês faz referência a habilidades relacionadas à personalidade, comportamento e atitudes de um profissional.

Lauren e Ysadora agradeceram pelo convite e elogiaram a iniciativa da Fase - Foto: Reprodução Fase
A diversidade no mundo corporativo e suas implicações nas relações de Trabalho, por sua vez, foi tema do segundo encontro, ocorrido no mês de agosto. Os debates foram conduzidos pela Relações Públicas Ysa Gomes e pela advogada Lauren Minuto Pereira.

O ciclo de palestras foi uma excelente oportunidade para debatermos a comunicação eficaz e como ela impacta nossas relações interpessoais. O desafio, agora, será multiplicar no nosso meio de trabalho as formas muito mais eficientes, respeitosas e gentis de comunicação”, resumiu a diretora da DQPC, Lisiane Cerentini.

Site FASE