Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Escritor José Falero é atração no ‘Feira vai à Fase’ 2023

Em bate-papo com os socioeducandos, autor destacou como a trajetória pessoal influenciou seu trabalho na literatura

Publicação:

capa
O autor foi indicado duas vezes ao mais tradicional prêmio literário do Brasil: Prêmio Jabuti - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Com o objetivo de oportunizar o contato dos socioeducandos com a Feira do Livro de Porto Alegre, a Fundação de Atendimento Socioeducativo promoveu, nesta segunda-feira (13/11), o ‘Feira vai à Fase 2023’. A atividade, realizada em formato virtual, contou com a presença do escritor José Falero. As unidades participantes receberam obras do autor como preparação para o encontro.

Integrante do calendário anual de atividades da Fase, a iniciativa é organizada pela Diretoria Socioeducativa por meio da Coordenação Pedagógica e do Núcleo de Esportes, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce). O ‘Fase vai à Feira’ também é destinado a adolescentes que cumprem medida de Internação Sem a Possibilidade de Atividade Externa (ISPAE).

Natural de Porto Alegre, José Carlos da Silva Júnior é um dos autores mais lidos pelos socioeducandos em todo o Estado. José Falero lembrou o início da carreira e os principais desafios até a consolidação como escritor, a partir de obras como ‘Vila Sapo’, ‘Os Supridores’ e Mas em que mundo tu vive?’

Falero ocupou, por muitos anos, espaços de trabalho como servente de pedreiro, auxiliar de cozinha e supridor de supermercado, o que inspirou o romance ‘Os Supridores’, embora seja uma obra de ficção. No bate-papo com os adolescentes, destacou como a sua trajetória de vida influenciou o seu trabalho na literatura. O autor foi indicado duas vezes ao tradicional prêmio literário do Brasil, o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

“Vou dar um recado, pra quem não gosta de escrever e nem de ler. Não subestimem a ‘parada’. Não podemos achar que sabemos tudo. Procurem um livro que vocês gostem e comecem”, disse ele, que também é desenhista e músico. “A vida é cheia de perigos e armadilhas, como nos afastar dos livros”, refletiu.

02
Autor de 'Os Supridores' é natural de Porto Alegre - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

Falero é reconhecido pela utilização de termos e narrativas da periferia. “A gente tem um jeito de falar que é muito próprio e característico da periferia de Porto Alegre. Muitas vezes achamos que estamos errados e temos medo de usar a nossa linguagem (…)  Mas o nosso jeito de falar é legítimo. Se falamos e o outro entende, basta!”, refletiu.

Ao responder a questionamentos formulados pelos adolescentes, citou, ainda, que a “linguagem é ferramenta de dominação” e critica: “Muitas vezes ela é usada para desqualificar a pessoa, para não dar o emprego”, completou. “A vida inteira assistia as novelas, mas não me via no lugar do outro. Nas minhas histórias, o protagonismo é todo da periferia”, completou.

Leitura e escrita

O presidente da Fase, José Stédile, lembrou a série de atividade promovidas pela Fundação com o intuito de estimular o hábito pela leitura e pela escrita, como o Concurso Literário’ e o Fase vai à Feira’, realizada na semana passada.

“São atividades das mais variadas em todas as unidades. Nosso trabalho busca a recuperação dos jovens e a soma de esforços para que encontrem um novo rumo. A nossa missão é transformar vidas para melhor”, pontuou o gestor.

O ‘Feira vai à Fase’ surgiu em 2002, quando a Câmara Rio-grandense do Livro passou a levar autores convidados do evento ao Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), em Porto Alegre, sendo ampliada posteriormente para as demais unidades.

03
Agradecendo ao escritor pela presença, presidente destacou a série de ações realizadas pela Fase para estimular a leitura - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

“Entendemos que a leitura e o conhecimento são importantíssimos no processo socioeducativo em todas as regionais da Fase. São recursos fundamentais no plano individual de todos os adolescentes e, principalmente, para o plano de desligamento”, completou a diretora Socieducativa da Fase, Cláudia Patel.

Saiba mais

A atividade foi acompanhada por servidores e socioeducandos de unidades de internação e de semiliberdade da Fase em todo o Estado. A edição foi realizada com apoio da Câmara Riograndense do Livro.

A Fase também esteve representada pelo chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior, que intermediou a atividade, e pelo analista bibliotecário Wellington Bucco. A dupla agradeceu aos participantes, destacando o engajamento de todas as unidades na atividade.

04
Falero, chefe do Nelce e diretoria Socioeducativa - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Site FASE