Educação Profissional contempla socioeducandos da Fase em Porto Alegre

Curso de Técnica de Corte Masculino e Design de Barba está entre as formações ofertadas pela Fundação no segundo semestre

Com carga de 40 horas, o curso de Barbearia contemplou adolescentes do Case POA II - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase

Socioeducandos atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II (Case POA 2) concluíram o curso de Técnica de Corte Masculino e Design de Barba. A iniciativa faz parte da série de cursos de educação profissional disponibilizados pela Fase em todas as unidades do Estado. No total, a Fundação está investindo R$ 300 mil na contratação de 24 formações nas áreas de gastronomia e beleza.

Com carga de 40 horas, o curso de Barbearia que contemplou seis adolescentes, foi ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac). Entre os formandos, dois jovens iniciaram o curso no Case POA 1, que teve as atividades suspensas no final de outubro, e foram transferidos para a unidade vizinha.

O certificado é o primeiro passo visando a inclusão no mercado de trabalho ou o credenciamento para o empreendedorismo após o cumprimento da medida socioeducativa.

“Tudo o que vocês aprenderam aqui, ninguém vai tirar. O conhecimento nós levamos para a vida. É apenas o início, não se contentem. Busquem mais. O futuro a gente escreve hoje”, destacou o professor do Senac, Rodrigo Raupp. Ele também valorizou o estreitamento pessoal com os socioeducandos. “A partir de agora, considero vocês membros da minha família. Podem contar comigo, sempre”, completou.

Além dos certificados, os jovens foram contemplados com uma máquina para corte de cabelo e outra para acabamento, fruto de investimento da Fase e de doação. A Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), por sua vez, disponibilizou um kit com tesouras para corte de cabelo.

Case POA II é localizado no Complexo da Fase na Vila Cruzeiro, Zona Sul de Porto Alegre - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase

A defensora Pública, Paula Simões Dutra de Oliveira, também dirigiu mensagens aos adolescentes: “Vocês estão recebendo um instrumento profissionalizante que poderá fazer toda a diferença para o futuro que estão prospectando”, refletiu. Parabenizando à Fase pela iniciativa, ela defendeu, ainda, o engajamento dos jovens em todas as atividades. “Ao participarem do curso e concluírem, vocês demonstram que estão se esforçando para fazer diferente. Em momentos como este, percebemos que a socieducação está sendo implementada”, completou.

Preparar os jovens para o mercado de trabalho está entre as principais diretrizes de atuação Fundação de Atendimento Socieducativo (Fase) em todas as unidades do Estado.

“É um trabalho construído a muitas mãos. Agradecemos especialmente ao Senac que teve sensibilidade em atender as nossas demandas. É um curso pensado e construído para vocês”, salientou a a coordenadora Pedagógica da Fase, Clarissa Quadros. “É uma grande oportunidade que estão recebendo. É uma alegria enorme vê-los concluindo essa etapa da profissionalização”, completou.

A formatura teve como anfitriã, na segunda-feira (13/11), a diretora do Case POA II, Sandra Ramos. Também presente, a chefe do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo (NPTE), Lilian Locatelli e a chefe do Núcleo de Escolarização, Jamille Cordeiro.

*Com informações de Morgana Grazziotin