Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Educação em Saúde pauta ação conjunta entre Fase e Prefeitura de Porto Alegre

Programa Saúde na Escola (PSE) contemplará socioeducandos da Capital com oficinas pedagógicas e atendimentos clínicos

Publicação:

02
Previsão é que as oficinas tenham início no mês de abril - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase*

A Fundação de Atendimento Socioeducativo promoveu, nesta quinta-feira (20/3), o I Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. Foram apresentadas as diretrizes do projeto que consiste na realização de ações com foco na promoção da saúde física e mental dos socioeducandos da regional de Porto Alegre. A previsão é que as oficinas sejam realizadas a partir do mês de abril nas unidades da Fase na capital e também nas escolas estaduais anexas.

O lançamento do programa, realizado no auditório térreo da Fundação, contou com a presença de técnicas da Secretaria Municipal de Saúde da Capital (SMS), além de servidores, analistas pedagogos e enfermeiros dos centros socioeducativos, bem como profissionais que atuam nas escolas estaduais Senador Pasqualini e Tom Jobim, anexas às unidades.

O calendário pedagógico prevê ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção de atividades físicas e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. As práticas também serão realizadas levando em conta temas do cotidiano dos jovens, com dicas e orientações sobre saúde mental, saúde bucal, acuidade visual, educação sexual, entre outros.

“É a união do Sistema Único de Saúde (SUS) com o ambiente escolar, que é um espaço muito potente. A educação em saúde é a concretização de políticas públicas essenciais para os adolescentes e jovens adultos”, refletiu o chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente da Fase, Ricardo Piovesan. O enfermeiro lembra que o PSE é um desdobramento do Plano de Ações e Metas pactuados entre a Fundação e a prefeitura para 2025.

01
Atividade ocorreu no auditório térreo da Fase, na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase
Conforme a SMS, o programa constitui estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de Saúde da Família e da Educação Básica.

O Programa Saúde na Escola dialoga com a missão institucional da Fase, avalia a coordenadora da Área Técnica da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sônia Silvestrin. “O projeto tem justamente o objetivo de ressignificar vidas, trazendo ações que possam fazer a diferença para o futuro dos adolescentes. É mais um momento de união de esforços pelo cuidado dos socioeducandos”, disse.

A SMS também foi representada pela nutricionista Cintia Costa, pela enfermeira Rosângela Rabassa e pela bióloga Márcia Jacobsen. Os presentes destacaram a importância da integração entre as equipes da prefeitura e os servidores da Fundação para o sucesso da iniciativa. A Fase também esteve representada pela chefe do Núcleo de Escolarização, Jamille Cordeiro.

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do governo federal, articulado entre o Ministério da Saúde e da Educação, com execução das prefeituras, por meio das secretarias de saúde.

“É uma grande oportunidade para abordarmos temas, como a saúde e a escola, que são fundamentais para o êxito da medida socioeducativa”, refletiu a coordenadora de Saúde da Fase, Irene Bouchinha. A psicóloga projeta, ainda, que a temática será de fácil compreensão junto aos socioeducandos e socioeducandas, uma vez que são assuntos que marcam as rotinas das unidades de internação e de semiliberdade da Fase.

No início da atividade, a socióloga da Assessoria de Informação e Gestão (AIG), Eliane Mombach, apresentou dados estatísticos sobre a população das unidades socioeducativas na Capital.

*Com informações de Morgana Grazziotin/Ascom Fase

Site FASE