Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Concluídas atividades de 2021 dos círculos virtuais de Papo Reto

Projeto terá continuidade em 2022, seguindo mesmo formato

Publicação:

Atividade de Papo Reto
Atividade de Papo Reto

Nesta segunda-feira, 6, ocorreu a reunião de avaliação do Projeto Círculos Virtuais de Papo Reto, executado pelo Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), em parceria com a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). O projeto teve início em 2018, idealizado pela servidora Franciele Lenzi Ferreira, em parceria com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi). 

Em 2021, em virtude da pandemia, foi adaptado à nova realidade e o formato virtual foi a opção para a semiliberdade. A proposta inicial era atender apenas os socioeducandos do Casemi de Caxias do Sul, mas, após, a proposta foi estendida a outras unidades de semiliberdade da Fase. Em 6 de agosto foi realizado o primeiro encontro em nível estadual com a participação de seis jovens das unidades de semiliberdade de Caxias do Sul, Uruguaiana, São Leopoldo e Porto Alegre. Estes encontros, conforme projeto, tiveram como objetivos: promover atenção e acolhimento das emoções e sentimentos dos socioeducandos; propiciar um espaço de reflexão sobre temas diversos como: a pandemia Covid-19, a medida socioeducativa, adolescência e projeto de vida; ouvir dos socioeducandos seus reais anseios, predileções e expectativas; oferecer escuta ativa, respeitosa e empática, aos jovens para que possam sugerir temas, assuntos, locais, horários e formatos para as atividades, que além de atingir os objetivos da medida socioeducativa, sejam atraentes e despertem neles interesse em participar e interagir. 

Foram realizados seis encontros virtuais com socioeducandos que cumprem socioeducativa de semiliberdade. Os Círculos Virtuais de Papo Reto foram oferecidos uma vez por mês, na primeira sexta-feira do mês, no turno da manhã, com apoio do setor da Comunicação da Prefeitura, que disponibilizou o aplicativo Zoom para a realização dos encontros. 

Considerando que a avaliação foi positiva, a parceria continuará em 2022 nos mesmos moldes. Lembrando que o projeto alcançou visibilidade nacional ao ser selecionado para o 3º Simpósio Nacional em Socioeducação, promovido pela Universidade de Brasília.

Depoimentos:

“Destaco que a proposta do Círculo de Papo Reto vem propiciar um momento seguro de diálogo, de respeito e de construção coletiva. Uma atividade voltada para atender as necessidades dos adolescentes, dando voz e visibilidade para os seus sentimentos, anseios, curiosidades. Tenho muito orgulho de ofertar essa oportunidade aos adolescentes da semiliberdade de Caxias Do Sul, junto com o Núcleo de Justiça Restaurativa do Programa Caxias da Paz”. - Alexandra Bittencourt, pedagoga, diretora do Casemi Caxias do Sul.

“Sou uma pessoa apaixonada pela JR e considero os círculos uma maneira de expressão que possibilita que as pessoas possam se manifestar sobre os mais diversos assuntos demonstrando o seu entendimento e os seus valores, sem receber críticas, uma vez que cada um poderá falar de si e sem julgamentos. Dessa forma, os círculos de papo reto contribuem com a qualificação da MSE de semiliberdade, pois aborda temas com os adolescentes, que se manifestam sem a preocupação de “ser avaliado” pela equipe. É uma atividade que parte do interesse do adolescente em participar, não havendo cobranças ou imposições. Tivemos a prova de que o trabalho é muito significativo, uma vez que um dos nossos adolescentes egressos, continuou manifestando interesse em participar dos círculos. Gratidão à equipe responsável e ao Casemi Caxias pelo convite”. - Vanessa Porto, pedagoga, Casemi Uruguaiana.

“Eu achei a atividade boa para tirar os pensamentos ruins, também boa para expressar o que o cara sente. E para pensar no que se quer do agora e o que se quer do futuro. Na atividade os conselhos foram bons, pensamos sobre o que queremos fazer, o que temos interesse em aprender, como fazer cursos, trabalhar”. - Socioeducando do Casemi Caxias do Sul

“Durante a atividade percebeu-se a motivação dos jovens frente ao círculo, e como sentiram-se à vontade para expressar seus sentimentos e compartilhar experiências. Espaços como esse são importantes para que os socioeducandos possam interagir com outros jovens na mesma condição que eles, oportunizando espaços de escuta”. - Claudia, pedagoga Cas São Leopoldo

“Eu acho que os círculos de papo reto são bem bons, porque ali nós conversamos com outros guris que já passaram pelas mesmas coisas do que nós e entendem a gente. Conversamos com os facilitadores que estão junto e ouvimos várias histórias. Refletimos bastante pelo que nós já fizemos e descontraímos bastante também. Eu gostei das vezes que participei”. - Socioeducando de Uruguaiana

Site FASE