Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Projeto de horta escolar contempla jovens da Fase em Porto Alegre

A iniciativa é um desdobramento do Programa Saúde na Escola (PSE), e tem como meta ser ampliada para outras unidades

Publicação:

CAPA SAUL
A ação está alinhada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

A Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini, que atende adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo, em Porto Alegre, lançou o projeto “Horta na Escola: Plantando Sementes para a Educação Ambiental”. A ação surge através do trabalho da diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da coordenação Pedagógica e da coordenação de Saúde. A iniciativa é um desdobramento do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Educação, e tem como meta ser ampliada para outras unidades.

A horta está instalada no Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) e complementa as aulas de Ciências e Biologia, envolvendo 30 jovens quase a ocupação atual da unidade. A escola mobilizou professores, organizou um espaço interno e, junto aos adolescentes, iniciou o plantio de chás e temperos, como manjericão, alecrim, hortelã, lavanda e melissa.

Gosto de mexer com a terra. A horta também me lembra da minha avó, que plantava couve, alface e frutos”, relatou um estudante de 18 anos e atendido pela Fase há 60 dias. Outro jovem, de 17 anos, destacou a “sensação” ofertada pelo projeto que é destinado aos alunos do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. “Quando estamos em contato com a horta nos sentimentos mais livres, o tempo passa mais rápido”, refletiu.

A ação está alinhada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), reforçando o potencial das práticas sustentáveis na promoção da saúde integral e na ressocialização dos jovens. “É um projeto rico em recursos humanos, liderado pelos nossos professores e pela equipe da Fase. O fato de ser uma iniciativa também ligada à saúde, torna o projeto ainda mais grandioso”, contextualizou a diretora da Escola Senador Pasqualini, Patrícia Debortoli.

fotoefeitos com  (18)
Diretora Patrícia, pedagoga Rosalba Merlin e socioeducandos do CIPCS - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Como atividade preparatória, as equipes da Fase e da escola estiveram em hortas comunitárias da capital para buscar referências. "A horta, além de funcionar como um verdadeiro ‘laboratório vivo’ para o aprendizado prático, também é reconhecida como uma ferramenta terapêutica, contribuindo para o bem-estar físico, mental e emocional dos adolescentes”, destacou a chefe do Núcleo de Escolarização da Fase, Jamille Cordeiro.

00439ee0 23a1 43f6 a1d1 61ac0754bdd0
Jamille Cordeiro, Ricardo Piovesan e Patrícia Debortoli na inauguração do espaço - Foto: Divulgação Fase
A inauguração da horta escolar, ocorrida na quinta-feira (15/5), também contou com a participação da Defensora Pública, Aline Telles, da coordenadora pedagógica da Fase, Karine Hentges, da diretora do CIPCS, Marenilda de Bortoli, da pedagoga que atua na unidade, Maria Aparecida de Souza (Cida), além do chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente, Ricardo Piovesan, e da chefe do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo, Lilian Locatelli.

Site FASE