Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Ação Cultural marca aniversário de 21 anos da FASE

Proposta visa contemplar momentos dos servidores na Fundação

Publicação:

02b7181c d75f 4c44 90f1 82aecdb2fa22
Localizada na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre, Sede Administrativa teve reforma entregue em 2022 - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Em alusão aos 21 anos de criação, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) lança, nesta segunda-feira (29/05), ação cultural destinada aos servidores e servidoras de todo o Estado.

Com o tema ‘Um olhar do servidor e suas vivências diárias’, a proposta é resgatar momentos vividos pelas equipes nas unidades de internação (CASES), nas de Semiliberdade (CAS), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) e na Sede Administrativa. Não serão aceitas imagens com socioeducandos e socioeducandas.

Os registros serão avaliados por comissão composta por servidores lotados na Direção-Geral da Fundação: Presidência, Diretoria Administrativa (DA), Diretoria Socioeducativa (DSE) e Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC).

Serão escolhidas dez imagens que, posteriormente, serão divulgadas nos canais de comunicação da FASE. As fotos também serão impressas para exposição na Sede Administrativa e para compor o acervo da Fundação.

Temática

Embora a ação cultural tenha temática livre, a comissão organizadora sugere abordagens, tais como:

  • Patrimônio
  • Momentos históricos
  • Interação com colegas
  • Vivências diárias
  • Paisagens

Prazos

Lançamento: 29 de maio de 2023

Envio das fotos: até 15/06 – pelo e-mail acs-fase@fase.rs.gov.br

Divulgação do resultado: a partir de 22/06

Sobre a FASE

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) completou 21 anos no último domingo, 28 de maio.

A FASE foi criada a partir da Lei Estadual nº 11.800 e do Decreto Estadual nº 41.664 – Estatuto Social, de 6 de junho de 2002, consolidando o processo de reordenamento institucional iniciado com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/90). A legislação provocou também o fim da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem).

Para acompanhar as mudanças legais apontadas e adequar as instituições de atendimento a crianças e adolescentes às diretrizes da Doutrina de Proteção Integral, presentes no ECA, fez-se necessário o reordenamento institucional dessas entidades em todo país.

Atualmente, a Fase dispõe de 23 unidades, sendo oito em Porto Alegre e 15 no interior do Estado.

As unidades estão localizadas nos municípios sede das regionais dos 10 Juizados da Infância e Juventude, ou seja, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Site FASE