Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

SJSPS lança Rampas para o Futuro, projeto de formação e estágio para socioeducandos

Iniciativa é realizada em parceria com IEDF e o IPOD

Publicação:

Lançamento on-line Rampas para o Futuro

A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) lançou na tarde desta segunda-feira, 22, desenvolvido pelo Departamento de Justiça da SJSPS, em ação conjunta com a Fase, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto de Popularização do Direito (IPOD) e o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), o Projeto Rampas para o Futuro e Falando Direito RS.

O evento foi realizado em formato híbrido, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e on-line, e contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, do secretário-adjunto da SJSPS, Egon Kvietinski, do presidente do IPOD, Max Telesca, da presidente e da vice-presidente do IEDF, Sandra Taya e Rafaela Brito, da desembargadora do TRT4 Luciane Barzotto, da presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Sônia D'Avila, do superintende executivo do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, além de um vídeo do governador Eduardo Leite.

“O projeto abre novos horizontes no campo da profissionalização, oferta de oportunidades de aprendizagem, em situação real de trabalho, no âmbito da Secretaria, onde os aprendizes poderão desenvolver competências e experiências capazes de fazer diferença nas suas vidas profissionais. É o poder público cumprindo com o compromisso de criar condições favoráveis à emancipação juvenil”, falou o governador, desejando boas-vindas aos futuros estagiários.

A iniciativa visa oferecer a egressos e socioeducandos que cumprem Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) formação na área administrativa e a realização de estágio em departamentos da SJSPS e do CAFF. Inicialmente, contemplará 10 vagas, oito para egressos da Fase e dois para jovens em ICPAE. A aula inaugural com o ministro Reynaldo Fonseca ocorreu junto ao lançamento.

“É uma satisfação que esse projeto que já formou muitos alunos no Brasil, esteja também em várias unidades federativas. Quero dizer aos nossos aprendizes que este curso dá uma base para que possamos trabalhar na área do serviço público e possamos conviver na sociedade. São noções de direito, da vida em comunidade, que vão fazer com que todos nós, inclusive vocês, possamos nos perceber e  reconhecer como cidadãos”, enfatizou o ministro.

Os adolescentes vinculados ao programa de aprendizagem executado pelo CIEE, especificamente no Curso de Ocupações Administrativas, poderão ser integrados no CAFF para o desenvolvimento da aprendizagem prática voltada ao processo de reintegração social. A absorção desse contingente será feita em escala progressiva, uma vez que requer a prévia preparação dos jovens, bem como, das áreas administrativas com interesse em recebê-los. Em um primeiro momento, está prevista a vinda de um grupo menor para setores da SJSPS, a título de experiência-piloto.

Hauschild falou da importância dos jovens receberem, antes do início do estágio, uma preparação para o trabalho. “Essa é mais uma oportunidade de ampliar conhecimento, formação, para que, no futuro, esses jovens possam estar trabalhando conosco ou nas demais repartições públicas do Estado. E é importante estarem contextualizados sobre a linguagem do serviço público, por isso receberão um curso que os ajudará na simplificação dessa linguagem, para que possam ter um melhor aprendizado”, ressaltou.

A diretora do Departamento de Justiça, Daniela Rezner, e o secretário-adjunto da SJSPS, Egon Kvietinski, ao final da aula inaugural, realizaram a entrega de camisetas do projeto aos jovens. A equipe organizadora do evento ainda fez a apresentação dos supervisores que acompanharão os estudantes durante o período de curso.

Lançamento presencial Rampas para o Futuro

Site FASE