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Reunindo servidores de todo o Estado, Fase inaugura calendário pedagógico de 2025

Lançamento do 8º Concurso Literário e outras duas atividades ocorreram no Ceconp, em Porto Alegre

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Atividades reuniram servidores das oito regionais no Ceconp, em Porto Alegre - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Reunindo gestores e servidores das oito regionais do Estado, a Fundação de Atendimento Socioeducativo deu início, na quarta-feira (9/4), ao Calendário Pedagógico de 2025. O Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), em Porto Alegre, recebeu o III Encontro de Oficineiros e o II Encontro dos Espaços de Leitura, além do Lançamento da 8ª edição do Concurso Literário.

O dia foi marcado pela troca de experiências e conhecimentos visando a capacitação contínua dos servidores. A programação também reservou a apresentação de boas práticas desenvolvidas junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O então secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou a relevância das ações pedagógicas para o sucesso das políticas públicas destinadas à socioeducação. “Estamos cuidando dos jovens e apresentando oportunidades para queescubram as suas reais identidades e potencialidades”, disse, parabenizando o trabalho desenvolvido pelos titulares dos espaços de leitura e pelos oficineiros em todo o Estado.

As iniciativas reuniram palestras de convidados ligados à temática das oficinas ocupacionais de cunho profissionalizante e às práticas de leitura e escrita criativa nas unidades de internação e de semiliberdade. Consagrado no calendário da Fase, por sua vez, o concurso literário chega a sua 8ª edição com a proposta de valorizar a produção gráfica e textual dos socioeducandos (as) como forma de despertar o interesse pela leitura e pela escrita em todas as regionais do Estado.

O nosso trabalho leva em conta a particularidade de cada jovem. As ações realizadas para o desenvolvimento integral dos adolescentes é definido pelo Plano Individual de Atendimento (PIA). A leitura e a escrita também são desenvolvidas dentro dessa ótica”, disse o presidente José Stédile. O gestor reforçou, ainda, que uma das prioridades da gestão é ofertar a qualificação permanente dos servidores por meio de ações e espaços técnicos de discussão.

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Presidente José Stédile - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
As atividades foram coordenadas pela Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica (CP), do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo (NPTE), do Núcleo de Escolarização e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce). “A missão da Fase é impactar positivamente a vida dos adolescentes e atividades como essas reforçam o nosso propósito”, disse a nova coordenadora pedagógica da Fase, Karine Hentges.

A socioeducação precisa despertar nos jovens as potencialidades e as habilidades que muitas vezes nunca foram provocadas e estimuladas”, refletiu a defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira. “Os sonhos e os projetos vão muito além dos muros. Parabenizo a Coordenação Pedagógica da Fase pela iniciativa”, concluiu.

Também presentes, o representante do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alex Vidal, a anfitriã das atividades, diretora Josiane Mônaco, bem como pedagogos, diretores e agentes socioeducadores das oito regionais da Fase no Estado: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

III Encontro de Oficineiros

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Karine Santos é professora da Faculdade de Educação da UFRGS - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Liderada pela chefe do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo, Lilian Locatelli, a atividade contou com três momentos, sendo iniciado com a palestra “Socioeducadores: nas entrelinhas, um processo educativo”. O painel foi ministrado pela Educadora Social, Karine Santos, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A psicóloga e especialista em saúde coletiva e gestão em Saúde Mental, Sabrina Zotti, foi a segunda atração da tarde. A profissional tratou sobre a importância das oficinas ocupacionais para a promoção da saúde integral dos socioeducadandos (as), com atenção especial à saúde mental.

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Sabrina Zotti falou sobre a relevância da saúde da mental nas abordagens pedagógicas - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Os presentes receberam peças de artesanato e chaveiros confeccionados por socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case PF), do Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana (Cas), do Case Santa Maria, do Case Pelotas e do Case POA 2.

A apresentação de boas práticas desenvolvidas nas unidades completou a série de atividades. Sendo elas:

Ceconp: Oficinas de música, sublimação, alimentação, crochê e percussão;

Case Passo Fundo: Arte em MDF produzida na Oficina de Robótica;

Case Santo Ângelo: Plantação de maracujás e estufa de flores;

Case Novo Hamburgo: Oficina de crochê;

Case POA 2: Oficina do Filtro de Sonhos (crochê) e projeto de Costura;

Cas Uruguaiana: projeto Recriar (Impressora 3D) e Raízes da Socioeducação.

II Encontro dos Espaços de Leitura

A atividade também foi desenvolvido ao longo de toda a quarta-feira. A troca de experiências entre os agentes socioeducadores responsáveis por desenvolver ações ligadas à leitura e à escrita com os adolescentes marcou a formação.

Também em destaque, a integração entre os servidores e o compartilhamento das ações desenvolvidas junto aos livros. As atividades foram intermediadas pelo analista Bibliotecário da Fase, Wellington Bucco.

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Duda Falcão levou aos servidores dicas para a promover a escrita criativa entre os jovens - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
A formação teve como ponto alto a explanação do escritor, professor e doutor em Educação, Duda Falcão, que tratou sobre métodos e estratégias para o desenvolvimento da escrita criativa. A presença do educador teve o objetivo de qualificar a atuação dos titulares dos espaços de leitura da Fase, além de servir como ponto de partida para o concurso literário.

As experiências em andamento nos espaços da Fundação foram apresentadas pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case PF), que resumiu as atividades práticas desenvolvidas na sala de leitura da unidade.

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Atividade ocorreu em uma das salas da Escola Estadual Tom Jobim, anexa ao Ceconp, e que atende a socioeducandos da Capital - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Também em destaque, a oficina “Fotografando Emoções” que é desenvolvida pelo Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana (Cas), na Fronteira Oeste. Os painéis foram concluídos com o Case Uruguaiana, que abordou as dinâmicas do espaço de leitura da unidade, e com a Comunidade Socioeducativa (CSE), que detalhou o projeto “Descoberta do Mundo Literário”, desenvolvida com jovens da capital.

Concurso literário

Embora o concurso possua temática livre, a Fase sugere aos participantes abordagens do cotidiano dos jovens, tais como Liberdade, Família, Combate à Violência, entre outros. Realizada desde 2017, a iniciativa é destinada aos adolescentes que estejam cumprindo Internação Provisória e Medida Socioeducativa de Internação ou Semiliberdade.

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Bibliotecário da Fase, Wellington Bucco, durante a entrega dos kits aos titulares dos espaços de leitura - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
A divulgação do regulamento, as orientações sobre as inscrições e o detalhamento sobre o formato da disputa foram abordados pelo chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior. “O concurso literário é uma atração consolidada no calendário pedagógico da Fase. Novamente teremos a participação massiva das unidades, o que reflete o sucesso do projeto junto aos jovens”, disse Pedro, lembrando que a premiação do concurso ocorrerá no mês de agosto.

Os concursos anteriores renderam conteúdo para coletâneas de textos e ilustrações lançados pela Fase. No final do ano passado, ocorreu o lançamento da quarta obra, que reuniu as produções da 6ª e 7ª edições.

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