Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Publicação de adolescentes do Case Santa Maria é lançada na Feira do Livro

O fanzine é resultado de projeto desenvolvido pelos professores da Escola Humberto de Campos

Publicação:

Imagem ilustrativa
Lançamento ocorreu no dia 11 de outubro
Por Naomi Machado

A Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos, que atende o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria, lançou nesta segunda-feira, 11, na Feira do Livro do município, um fanzine, intitulado Nossas Guerras, produzido pelos socioeducandos.

A criação do fanzine _ publicação artesanal feita com dobraduras, que mistura escritas à mão, recortes, desenhos e grafite_, se deu por meio da Oficina de Criação da escola. Nela, os adolescentes podem por meio da escrita falar de suas vidas, sonhos, desejos e pensamentos.

A Oficina de Criação, ministrada pelos professores Deivide Millani e Lidiane Braz, conta atualmente com três adolescentes participando. Para Lidiane, a proposta interdisciplinar, que tem como pano de fundo a área das linguagens e especialmente a arte, é muito importante para os adolescentes. “Esperamos com essas experiências despertar, estimular ou mesmo transformar a relação que os alunos têm com a escola e com a sociedade”, comentou.

Segundo a diretora Carla Flores, a instituição de ensino cria momentos e oportunidades para que os jovens possam explicitar seus talentos e refletir sobre as criações. “Esse é um caminho primordial para uma mudança de rumo em suas caminhadas”, afirma.

Lançamento ocorreu no dia 11 de outubro

Site FASE