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Projeto “Vozes em Palavras” leva leitura e escrita às jovens da Fase

Iniciativa da Defensoria Pública é destinada às socioeducandas do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef)

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Defensora Pública Paula Simões Dutra de Oliveira e a diretora do Casef, Helena Dani, falaram sobre as diretrizes do projeto - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

Com o objetivo de incentivar a leitura crítica e promover o gosto pela literatura, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, lançou, na segunda-feira (2/6), o projeto “Vozes em Palavras – Leitura e Escrita como Caminhos de Transformação”. A iniciativa é destinada às jovens da unidade feminina da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre.

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Iniciativa é promovida pela Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Conduzido de forma voluntária pela psicóloga Luísa Steiger, o projeto contará com encontros semanais, presenciais e virtuais, buscando incentivar o autoconhecimento, a escuta empática e a expressão emocional por meio da palavra escrita e falada. A metodologia contará com rodas de leitura, escrita orientada, momentos em grupo e atividades criativas.

A medida socioeducativa também é uma oportunidade para que vocês descubram habilidades e competências que estavam escondidas. A produção textual é uma ferramenta pedagógica que pode cumprir o papel de válvula de escape para os sentimentos”, destacou a defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira. A dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente acrescentou que, ao final de cada ciclo, poderá haver uma mostra dos textos, com sessão de autógrafos e possível publicação em livro.

Entre os objetivos da iniciativa estão o incentivo à leitura crítica, o gosto pela literatura, o estímulo à escrita como forma de expressão e a abordagem de temas significativos do cotidiano das jovens.

Estudante do 2º ano do Ensino Médio, uma socioeducanda de 18 anos relata que adquiriu o hábito da leitura durante os 16 meses que está na Fase. “Costumo ler livros de romance e de ação. A leitura nos leva para muitos lugares e nos ajuda a escrever bem melhor”, destacou a jovem. Ela pontua que utiliza os livros da biblioteca da Escola Estadual Tom Jobim e do Espaço de Leitura do Casef como “passatempo”, mas também, como aprendizado.

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Luísa Steiger é psicóloga com especializações em psicanálise, infância e adolescência - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
O lançamento do projeto ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, que atende às jovens em cumprimento de medida socioeducativa. A atividade teve como anfitriãs a diretora da instituição de ensino, Nara Mendes e a diretora do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), Helena Dani.

Com a literatura, a gente pode ser o que quiser, ir a qualquer lugar e viver muitas experiências sem sair do lugar. Isso é muito potente”, afirmou Luísa, ao se dirigir às socioeducandas. Psicóloga com especializações em psicanálise, infância e adolescência, ela será a responsável por conduzir o projeto e reforçou o papel da literatura como ferramenta de “organização dos pensamentos”.

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Coordenação Pedagógica esteve representada pela titular Karine Hentges e pelo bibliotecário Wellington Bucco - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Ao agradecer à Defensoria Pública pela promoção da atividade, a coordenadora pedagógica da Fase, Karine Hentges, ressaltou que a gestão está à disposição para colaborar com a iniciativa. Ela destacou, ainda, que a literatura já é utilizada, no dia a dia, como ferramenta de ressocialização no sistema socioeducativo. Entre as ações de destaque, está o Concurso Literário promovido anualmente pela Fundação.

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