Projeto “Vozes em Palavras” leva leitura e escrita às jovens da Fase
Iniciativa da Defensoria Pública é destinada às socioeducandas do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef)
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Com o objetivo de incentivar a leitura crítica e promover o gosto pela literatura, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, lançou, na segunda-feira (2/6), o projeto “Vozes em Palavras – Leitura e Escrita como Caminhos de Transformação”. A iniciativa é destinada às jovens da unidade feminina da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre.
“A medida socioeducativa também é uma oportunidade para que vocês descubram habilidades e competências que estavam escondidas. A produção textual é uma ferramenta pedagógica que pode cumprir o papel de válvula de escape para os sentimentos”, destacou a defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira. A dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente acrescentou que, ao final de cada ciclo, poderá haver uma mostra dos textos, com sessão de autógrafos e possível publicação em livro.
Entre os objetivos da iniciativa estão o incentivo à leitura crítica, o gosto pela literatura, o estímulo à escrita como forma de expressão e a abordagem de temas significativos do cotidiano das jovens.
Estudante do 2º ano do Ensino Médio, uma socioeducanda de 18 anos relata que adquiriu o hábito da leitura durante os 16 meses que está na Fase. “Costumo ler livros de romance e de ação. A leitura nos leva para muitos lugares e nos ajuda a escrever bem melhor”, destacou a jovem. Ela pontua que utiliza os livros da biblioteca da Escola Estadual Tom Jobim e do Espaço de Leitura do Casef como “passatempo”, mas também, como aprendizado.
Saiba mais
“Com a literatura, a gente pode ser o que quiser, ir a qualquer lugar e viver muitas experiências sem sair do lugar. Isso é muito potente”, afirmou Luísa, ao se dirigir às socioeducandas. Psicóloga com especializações em psicanálise, infância e adolescência, ela será a responsável por conduzir o projeto e reforçou o papel da literatura como ferramenta de “organização dos pensamentos”.