Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Projeto que levará qualificação aos jovens que cumprem medida socioeducativa na Fase inicia nesta quinta

Vinicius Mendes Lima, idealizador da Besouro Agência de Fomento Social, será o primeiro palestrante da iniciativa

Publicação:

Logo Fase
Fase

Acontece na próxima quinta-feira (19), às 14h, a aula magna de Vinícius Mendes Lima, idealizador da Besouro – Agência de Fomento Social, inaugurando a parceria técnico-pedagógica da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase)  com a Associação Junior Achievement do Rio Grande do Sul (JARS) para aplicação de programas de empreendedorismo junto a jovens privados de liberdade. 

Em formato online, o primeiro encontro vai reunir 85 jovens de 13 unidades do Estado, incluindo os da cidade de Porto Alegre. Batizado de MetamorFASE, o projeto-piloto se inspira na experiência de sucesso da Junior Achievement de Minas Gerais, que certificou, desde 2014, mais de cinco mil jovens do sistema socioeducativo e adultos do sistema prisional naquele Estado. 

O MetamorFASE vai oferecer oficinas e mentorias com temas ligados ao empreendedorismo, educação ?nanceira e preparação de jovens para o mercado de trabalho, qualificando-os com certificação. O alcance deste objetivo se dará por meio de relatos de vivências espetaculares, de realização e superação, focando num dos pilares da JARS que é o desenvolvimento de habilidades para o sucesso.

A Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas organizações de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. No Estado, existe há 26 anos e já impactou mais de um milhão de jovens gaúchos. Mais de 85% dos alunos atendidos pela instituição são da rede pública e/ou atendidos por organizações assistenciais. 

Vinicius Mendes Lima, o primeiro palestrante da iniciativa, é o idealizador da Agência de Fomento Social Besouro e o responsável pela criação de cerca de 45 mil negócios, em mais de 900 favelas de todo o Brasil e outros 26 países no mundo, gerando um impacto econômico acima dos R$ 2 bilhões de reais até o momento na economia. 

A parceria integra as ações alusivas ao aniversário da Fase, que completa 20 anos no dia 28 de maio.

Site FASE