Oficina de Fotografia garante experiência inédita a socioeducandos em Passo Fundo

Ministrada por um profissional da área, atividade estimula a criatividade e pode servir como ferramenta de profissionalização

Adolescentes tiveram resultados acima do esperado, avaliou o fotógrafo que ministrou a oficina - Foto: Divulgação Fase

Um novo olhar sobre a realidade a partir da fotografia. Com essa proposta, o Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case) promoveu a oficina ‘Retrato de Paz’. Realizada em conjunto com o Instituto Libertarte, a iniciativa também busca ofertar ferramenta de profissionalização para os adolescentes após o cumprimento da medida socioeducativa. As atividades foram ministradas pelo fotógrafo profissional, Diogo Zanatta.

Com aulas teóricas e práticas, o projeto garantiu a sete adolescentes noções básicas de fotografia e edição de fotos. Também estimulou a criatividade dos jovens e promoveu reflexões com vistas à reinserção social a partir da ‘sensibilidade’ que marca a linguagem fotográfica.

“Os adolescentes adoraram a oficina, até porque é uma atividade que quebra completamente a rotina da unidade. Foi um momento realmente especial, mostrando como a arte, através da fotografia, pode ser uma possibilidade de reinserção social e entrada no mercado de trabalho”, destacou uma das organizadoras, Márcia Aparecida Marcondes dos Santos, servidora do Case.

As atividades, que foram desenvolvidas entre os dias 27 e 29 de novembro, também contaram com a participação da pedagoga da unidade, Karin Schappo. As anfitriãs parabenizaram o fotógrafo pela didática empregada na condução da oficina.

Graduado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Fotografia, Diogo Zanatta relata que a experiência foi acima do esperado, a começar pelo resultado das fotos realizadas pelos adolescentes.

"Agradeço do fundo do coração ao Instituto, à Fase e ao Case Passo Fundo pela oportunidade de levar fotografia, cultura e arte aos meninos”, resumiu, destacando o caráter inclusivo da iniciativa. “Foi uma experiência muito gratificante que vai além da técnica. A proposta foi despertar neles o gosto por uma área profissional que eles desconheciam. Foi a primeira vez que tiveram contato com uma câmera fotográfica”, completou.

Diogo Zanatta defendeu o acesso à educação, à arte e à cultura como ferramentas de ressocialização - Foto: Divulgação Fase

O profissional se colocou à disposição para novas atividades no Case e também para o futuro, quando os jovens já tiverem cumprido a medida socioeducativa. “Também é uma oportunidade futura de profissão. Se eles tiverem interesse em continuar na fotografia, podemos trabalhar com cursos mais avançados. Será uma vitrine inclusive para o acesso ao mercado de trabalho”, finalizou.

As fotos feitas pelos jovens durante a oficina 'Retrato de paz' serão expostas no dia 14 de dezembro durante celebração de final de ano do Case Passo Fundo.

A iniciativa também foi prestigiada pela presidente do Instituto Libertarte, Verônica Azambuja e pelo Juiz e titular da Vara de Família e Sucessões de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Júnior.