Jovens da Fase garantem classificação para 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática
Considerada a maior competição científica do Brasil, evento reúne mais de 18 milhões de estudantes por ano
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Adolescentes e jovens adultos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) garantiram classificação para a 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a iniciativa contribui para estimular o estudo da disciplina e identificar jovens talentos na “ciência dos números”. Em sua 19ª edição, mais de 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país participaram da prova na primeira fase.
“A primeira prova foi um pouco difícil, a matemática não é minha matéria preferida, mas acabei indo bem”, relatou um socioeducando, 18 anos, atendido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (Case) há 11 meses. Ele cursa o 9º ano na Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos, anexa à unidade. “Fiquei feliz quando soube que passei pra segunda etapa. É bom (necessário para a vida) saber fazer contas sem calculadora”, completou.
Em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), cada unidade da Fase é atendida por uma escola estadual exclusiva, garantindo a continuidade do processo de escolarização a todos os (as) adolescentes. A Fase está participando da OBMEP em 2024 com socioeducandos/estudantes de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana.
“Socioeducandos de praticamente todas as unidades participaram da primeira etapa. Levamos a matemática para a vida toda. É uma área do conhecimento que está em toda a parte e que nos desafia diariamente”, refletiu o presidente da Fase, José Stédile. “Parabenizamos os alunos e os professores pela classificação à etapa seguinte. O desempenho dos jovens demonstra o sucesso das políticas públicas destinadas à educação para os jovens privados de liberdade no Estado”, completou.
Saiba mais
Segundo os organizadores, a olimpíada é a maior competição científica do país e alcançou, neste ano, uma cobertura recorde na realização da prova: 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 56,5 mil escolas participantes.
Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).