Jornada da Socioeducação amplia integração com unidade da Fase e órgãos de Santo Ângelo

A iniciativa é do Departamento de Políticas Socioeducativas para conhecer as ações já empregadas no município

Por Ascom SSPS

Entre os dias 10 e 12 de julho, representantes do Departamento de Políticas Socioeducativas (DPS) da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) deram continuidade à Jornada da Socioeducação, em Santo Ângelo. O propósito da iniciativa é conhecer e compreender as ações já empregadas no âmbito municipal no atendimento, na promoção e na defesa dos direitos dos socioeducandos, além de ouvir demandas de unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).

Durante a programação, foram visitados, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo, os espaços de atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com abrangência regionalizada, onde são ofertados programas de internação, internação com possibilidade de atividade externa e internação provisória.

A equipe também conheceu o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (Cededica), que fornece serviço de proteção a socioeducandos em cumprimento de medidas em meio aberto, liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade.

Uma série de reuniões integrou o roteiro da Jornada da Socioeducação em Santo Ângelo. Houve um encontro com o prefeito Jacques Barbosa, para discutir parcerias com o Case.

Outra agenda teve como foco as políticas públicas destinadas à proteção social, de forma intersetorial, como estratégia de uma gestão baseada na articulação entre os órgãos. Participaram representantes do Cededica, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente, da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e de demais órgãos gestores e executores da política socioeducativa.

Foi realizada uma reunião com o juiz e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Santo Ângelo, Luis Carlos Rosa, que atua na salvaguarda dos direitos da criança e do adolescente. O último encontro do roteiro foi com representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para tratar sobre as demandas do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socioeducativo.

Participaram das agendas a diretora do DPS, Gabriela Cruz, o analista de Projetos e Políticas Públicas Alex Pizio e a analista assistente social Caroline Blanco.