Torneio de Xadrez em Passo Fundo marca celebração dos 23 anos de atuação da Fase
Destaque do calendário pedagógico da Fundação, modalidade estimula o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos socioeducandos
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) celebrou seus 23 anos de atuação, na quarta-feira (28/5), com uma atividade especial: o 6º Torneio Estadual de Xadrez, realizado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo. Ao longo de todo ano, a modalidade é desenvolvida por meio de oficinas e também em momentos de recreação nas oito regionais do Estado.
Organizado pela Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica (CP) e do Núcleo de Esportes, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), o torneio busca estimular o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos socioeducandos atendidos pelas unidades de internação e de semiliberdade.
Além de promover a prática esportiva, a ação também reforça o compromisso da Fase com iniciativas que ampliem as oportunidades de formação integral para os adolescentes atendidos. “O jogo de xadrez serve como um resumo do nosso trabalho, na medida que oportuniza aos jovens valores como disciplina, respeito às regras e tomada de decisões conscientes”, destacou o presidente José Stédile, traçando um paralelo do torneio com os 23 anos de atuação da entidade.
A iniciativa foi destinada aos adolescentes e jovens adultos que cumprem medida de Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE). Em alguns casos, socioeducandos sem possibilidade de atividade externa (ISPAE) tiveram autorização da justiça para participar.
“Aprendi a jogar xadrez na Fase, comecei faz um ano”, resumiu o socioeducando de 17 anos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santo Ângelo, que conquistou o primeiro lugar. Estudante do 3º ano do Ensino Médio, ele lembra que a modalidade é praticada duas vezes por semana na unidade. “Neste ano também já tinha participado do campeonato de pingue-pongue (tênis em mesa) em Porto Alegre”, completou, valorizando os torneios promovidos pela Fundação como momentos de integração entre socioeducandos, servidores e instrutores das modalidades esportivas.
Ação cultural
A cerimônia de abertura contou com a presença da Banda Liberdade, composta por servidores e socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case PF). Criada em 2009, o projeto teve seu ápice com apresentação junto ao grupo Rappa no Festival Planeta Atlântida 2016.
Também presentes, a Defensora Pública, Anelise Sturm; o vice-presidente do Instituto Libertarte, Raniel Ferreira; a equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, que atende aos socioeducandos, liderada pela diretora Ivonete Lemos; bem como o vereador Gilmar Fuja Jr, a primeira-dama do município de Carazinho, Paula Santos; o promotor cultural e membro da Associação dos Senegaleses de Passo Fundo, Cheikh Dia; e a dirigente do Passo Fundo Futsal, Arlete Reichembach.
Premiação
A premiação contemplou, com medalhas, os cinco primeiros colocados. Os três melhores colocados, por sua vez, garantiram troféus.
Jovens das unidades:
2º colocado: Centro de Atendimento em Semiliberdade de Santa Maria (Cas)
3º colocado: Case Passo Fundo
4º colocado: Case Pelotas
5º colocado: Case Passo Fundo