Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Jorge Pozzobom é o novo secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo

Ex-prefeito de Santa Maria foi anunciado pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (7/4)

Publicação:

O novo secretário foi anunciado pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira
O novo secretário foi anunciado pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira - Foto: Diego Bortoluzzi Fera
Por Ascom SSPS

O novo titular da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Jorge Pozzobom, foi nomeado pelo governador Eduardo Leite em ato administrativo publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (9/4). Com duas vinculadas, a Polícia Penal e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Pozzobom assume a pasta que estava sendo ocupada por Luiz Henrique Viana, que passará a integrar a Assessoria do Gabinete do Governador.

“Vamos trabalhar pelas obras das novas unidades prisionais, pois são fundamentais para diminuir o déficit de vagas existente, e com muita seriedade, também do trabalho prisional, pois acredito na ressocialização. Vamos atuar por aquilo que eu julgo ser o mais importante, os servidores. Por isso, e por determinação do governador, imediatamente, daremos encaminhamento à regulamentação da Polícia Penal. Além disso, com responsabilidade e transparência tratar dos aprovados da Fase e da Polícia Penal”, disse.

WhatsApp Image 2025 04 09 at 17 35 03 (1)
-- - Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom SSPS
Natural de Santa Maria, Jorge Pozzobom foi prefeito do município por dois mandatos. Também é ex-deputado estadual e ex-vereador de sua cidade natal. Advogado formado pela Universidade Federal de Santa Maria, tem atuação na área criminal da advocacia, além de uma trajetória voltada à gestão pública e à articulação institucional, com foco em segurança e cidadania. Como parlamentar, fez parte da subcomissão da Assembleia para o Sistema Prisional. Também foi presidente do Conselho Penitenciário da OAB-RS, em Santa Maria.

O novo secretário assume o sistema prisional gaúcho em um momento histórico, com investimentos do governo do Estado que ultrapassam R$ 1 bilhão em novas unidades prisionais, reforma das atuais estruturas, equipamentos, material bélico e tecnologias. Uma das entregas mais esperadas é a da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), antigo Presídio Central, com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano. Além da CPPA, outros cinco novos estabelecimentos estão em andamento e quatro unidades em processo de ampliação.

Site FASE