Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Gre-Nal Solidário da Fase arrecada 340 quilos de tampinhas plásticas

Materiais estão sendo destinados a entidades filantrópicas em diversas regiões do Estado

Publicação:

Capa foto Saul Teixeira
A campanha foi realizada entre os dias 1º de agosto e 23 de outubro entre os servidores de todas as regionais do Estado - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo promoveu ação social que arrecadou 340,5 kgs de tampinhas plásticas. Os materiais estão sendo entregues para entidades filantrópicas escolhidas pelas unidades da Fase em todo o Estado. O chamado ‘Gre-Nal Solidário’ foi um dos destaques da 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Integrada (SIPAT), realizada entre os dias 21 e 25 de outubro.

As duas unidades que mais arrecadaram, receberam duas camisetas oficiais da dupla Gre-Nal para serem sorteadas entre os participantes da campanha. O Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, venceu pelo lado do Grêmio, enquanto Centro de Atendimento em Semiliberdade (Cas) de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, garantiu o primeiro lugar representando o Internacional. As unidades também haviam vencido a disputa no ano passado.

Os prêmios levaram em conta a proporcionalidade de doações e a quantidade de servidores de cada unidade. “A solidariedade é uma das principais marcas da Fase. Foi assim durante as enchentes de maio, por exemplo, e, agora, ganhou o reforço durante a SIPAT 2024”, pontou o presidente José Stédile. “O 'Gre-Nal Solidário' foi um grande sucesso, graças aos organizadores e, principalmente, a todos os servidores que colaboraram”, finalizou.

WhatsApp Image 2024 10 30 at 14 55 47
Unidade de semiliberdade de Caxias do Sul entregou doou as tampinhas para duas entidades do município - Foto: Divulgação Fase
O Cas Caxias do Sul, que venceu representando o Grêmio, arrecadou 52,2 kgs de tampinhas o que, dentro das regras da disputa, corresponde a 2,58 kgs por pessoa. “A equipe da unidade se mobiliza muito nestas campanhas de arrecadação. Entre gremistas e colorados, os nossos servidores arrecadaram 113 quilos de tampinhas. Somos um time engajado”, comemorou a psicóloga Tamara Maciel. As tampinhas foram doadas, nesta quarta-feira (30/10) a duas entidades do município: Domus, que acolhe e ampara crianças e adolescentes com câncer na Serra Gaúcha, e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Caxias do Sul (Aapecan).

Ficamos muito felizes com o primeiro lugar, já que é resultado do trabalho conjunto de todos osservidores da unidade”, disse a diretora do Cas Uruguaiana, Vanessa Porto, lembrando que os servidores torcedores do Inter arrecadaram 69 kgs de tampinhas, sendo 6,3 kgs por pessoa. Os materiais foram doados, na última sexta-feira (25/10), para a Aapecan da Fronteira Oeste. “Foi um grande projeto da Fase e uma ótima oportunidade para contribuirmos com as instituições que fazem um belo trabalho em suas regiões”, completou a gestora.

WhatsApp Image 2024 10 25 at 15 45 34 (1)
Servidores do Cas Uruguaiana doaram as tampinhas à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) - Foto: Divulgação Fase
A iniciativa foi coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e parceria do Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntários (NTEV).

Imama-RS

Além das regionais do interior do Estado, a campanha também foi realizada entre os servidores que atuam nos espaços da Fundação em Porto Alegre e em Novo Hamburgo. As tampinhas arrecadas foram entregues, nesta quarta-feira (30/10), à diretora-geral do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS), Rita Cunha, que agradeceu à Fase. Criada há 30 anos, a entidade trabalha na conscientização da sociedade gaúcha sobre a importância dos cuidados com a saúde mamária, enfatizando a necessidade da detecção precoce da doença.

As tampinhas serão pesadas e vendidas por quilo e o valor é revertido em fundos para o mantimento da causa defendida pelo Imama. Entre as ações, destacam-se a compra de perucas e de próteses mamárias. O instituto também recebe doações de cabelo para a confecção de perucas.

A campanha foi realizada, entre os dias 1º de agosto e 23 de outubro, junto aos servidores dos Centros de Atendimento Socioeducativos de Internação (Cases) e de Semiliberdade (Cas), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) e na Sede Administrativa da Fase, em Porto Alegre.

Saul Teixeira Ascom Fase
Organizadores da campanha entregaram as tampinhas à diretora-geral do Imama - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

Site FASE