Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase participa de seminário sobre o Sistema de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul

Fundação marcou presença com servidores e socioeducandos das unidades de internação e de semiliberdade da serra gaúcha

Publicação:

aki
Servidores e socioeducandos de Caxias do Sul apresentaram as ações pedagógicas desenvolvidas especialmente para o seminário - Foto: Alexandra Bittencourt/divulgação Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo participou do Seminário de revisão do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul. Realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), o evento reuniu entes públicos e privados para debater objetivos e metas relacionadas ao documento. A Fase esteve representada pelo presidente José Stédile e por servidores e socioeducandos das unidades de internação e de semiliberdade da serra gaúcha.

O evento, realizado na sexta-feira (11/4), contou com a análise do cenário decenal, fazendo projeções e abordando os principais desafios para a qualificação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. A atividade reservou apresentações de servidores e de socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case) e do Centro de Atendimento em Semiliberdade (Cas).

Os representantes da Fase compartilharam os resultados das oficinas realizadas como preparação para o evento. Desenvolvida em parceria com a Casa fluência Hip Hop, no dia 31 de março, a iniciativa reservou palestras e atividades práticas, sendo que o resumo foi abordado no vídeo apresentado durante o seminário. Os trabalhos foram coordenados pela psicóloga do Case, Caroline Navarini e pela assistente social do Cas, Daniela Anunciação.

aki edts
Presidente Stédile, diretora Alexandra e o agente socioeducador Márcio Stecanella - Foto: Divulgação Fase
O presidente José Stédile valorizou o momento para a troca de experiências, a apresentação de resultados e para o início dos novos desafios. “A missão da socioeducação é mudar vidas para melhor e as unidades da Fase em Caxias do Sul são referências nesse trabalho”, refletiu, lembrando parte das diretrizes de atuação da Fundação, com destaque para a promoção da saúde integral, para os cursos de profissionalização e para o estímulo a ações pedagógicas, como a leitura e a escrita criativa.

Foi muito importante, em meio a situação envolvendo a professora e os três adolescentes, conseguimos trazer reflexões para combater as opiniões rasas e os preconceitos de parte da opinião pública sobre o papel da socioeducação”, avaliou a diretora do Cas Caxias do Sul, Alexandra Bittencourt. “Foi um evento de muita qualidade, com excelentes palestrantes que possuem estudos na área debatida e com a participação destacada dos socioeducandos”, completou. Também presente, o assessor de direção do Case Caxias, Márcio Stecanela.

Saiba mais

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caxias do Sul, pela Fase, pela Fundação de Assistência Social do município (FAS) e pela UCS, com apoio da Comissão Interinstitucional do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul. 

aki 2
Representantes da Fase e das demais instituições participantes do seminário - Foto: Divulgação Fase
Entre os presentes, representantes do Juizado da Infância e Juventude de Caxias do Sul, da 3ª Promotoria de Justiça Especializada, da Defensoria Pública, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), bem como da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul (FAS), do Departamento Estadual de Proteção Especial da Criança e do Adolescente (DPCAS), da Câmara de Vereadores e da prefeitura municipal.

Site FASE