Fase: obra escrita por socioeducandos é lançada na Feira do Livro de Porto Alegre
Material reúne as produções textuais e gráficas em destaque nas edições recentes do Concurso Literário da Fundação
Publicação:

O lançamento do livro “Onde moram meus pensamentos - Volume 2” foi o ponto alto do projeto “Fase vai à Feira”, realizado nesta quarta-feira (13/11), na 70º edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A obra reúne as produções dos socioeducandos (as) durante a 6ª e a 7ª edições do Concurso Literário da Fundação de Atendimento Socioeducativo, realizadas em 2023 e 2024.
A quarta obra da Fase está dentro da proposta de valorizar a produção gráfica e textual dos socioducandos (as) como forma de despertar o interesse pela leitura e pela escrita em todas as regionais do Estado. Os textos e desenhos dos adolescentes e jovens adultos abordam temas como Liberdade, Família, Combate à Violência contra a Mulher, Impunidade, Intolerância, Preconceito Racial, Educação e Desigualdade Social.
Organizada pelo Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), o evento é um dos destaques do calendário anual da Coordenação Pedagógica da Fundação. Destinada a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE), a programação contou com jovens de unidades de internação e de semiliberdade da Fase em todo o Estado.
“É uma grande conquista da fundação a edição de mais um livro de autoria dos socioeducandos e socioeducandas”, pontou a diretora Socioeducativa, Cláudia Patel. A gestora lembrou que as ações destinadas à promoção da leitura e da escrita são práticas rotineiras em todas as unidades. “A construção de um novo projeto de vida passa pela leitura e pela imaginação. Vocês precisam acreditar nos sonhos e no potencial de cada um de vocês,”, completou, dirigindo-se aos adolescentes e jovens adultos.
“É muito prazeroso. É um reconhecimento e uma nova oportunidade que estão me dando. No passado fiz muitas coisas erradas, mas estou tento a chance de mudar, recomeçar e fazer diferente”, disse um socioeducando do Case Caxias do Sul, durante a sessão de autógrafos coletivos. Ele venceu o concurso de desenhos. “A minha família está muito orgulhosa e acreditando em mim. Agradeço a toda a equipe técnica da Fase pelo apoio” completou o jovem atendido pela unidade da serra gaúcha há 16 meses.
Obra literária
O livro “Onde moram meus pensamentos – Volume 2” foi organizado pela DSE, por meio do Nelce, e contou com apoio da diretoria Administrativa e do gabinete da presidência. A obra reúne cerca de 50 produções de textos e desenhos que simbolizam o trabalho socioeducativo em um de seus principais pilares, a educação.
“Nosso agradecimento e nossos parabéns para os jovens da Fase, que são as maiores estrelas do evento”, disse o chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior. Ele lembrou que a coletânea é fruto de um trabalho realizado a muitas mãos, com destaque especial para as pedagogas, os titulares dos espaços de leitura e as professoras que atuam nas escolas estaduais anexas às unidades de atendimento socioeducativo.
“Agradecemos a todos os servidores, titulares dos espaços de leitura, professores e diretores das escolas pelo comprometimento com o projeto, com destaque para os socioeducandos e socioeducandas que nos brindaram com suas produções textuais e gráficas”, disse Wellington Bucco. O profissional também agradeceu à direção-geral da Fundação e reforçou os cumprimentos aos jurados.
Entre os presentes, Neli Miotto, Alex Vidal, o defensor público Rodolfo Lorea Malhão, a representante da comissão organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre, Sônia Zanchetta, além de diretoras das escolas ligadas à Fase.
Atração cultural
Outra atração da Fase na Feira do Livro foi a apresentação de Nathy MC Poeta Desperta. Natural do bairro Restinga, em Porto Alegre, ela é campeã de diversas batalhas de poesia faladas (Slams) na capital e região metropolitana.
“Trabalhamos com arte e cultura através do hip hop e do rap. Acredito que são ferramentas que salvam e resgatam vidas”, disse a escritora e produtora cultural, fazendo um paralelo com a missão da Fase destinada à ressocialização.
Nathy também é autora do livro “Recomece” e, nos próximos dias, lançará a sua segunda obra na Feira do Livro 2024. Com o título “Poesia Descoloniza”, o texto aborda a temática antirracista e promove o chamado afrofuturismo. “É minha resistência, meu grito de luta na sociedade”, concluiu.