Fase e Abin debatem estratégias para a segurança socioeducativa
Reunião de alinhamento contou com integrantes do Núcleo de Segurança da Fase e de técnicos da SSPS
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) recebeu, nesta segunda-feira (7/4), integrantes da superintendência regional da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN/RS). Em pauta, as diretrizes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e a importância do intercâmbio de informações estratégicas.
A reunião de alinhamento contou com a presença de integrantes do Núcleo de Segurança da Fundação e de representantes do departamento de Inteligência e Operações Estratégicas da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), liderados pelo diretor Carlos Magno da Silva.
“A nossa função é repassar informações à Presidência da República sobre temas estratégicos e relevantes conforme a realidade regional. A inteligência funciona quando ‘nada acontece’. Esse é o nosso papel”, resumiu Malta, salientando o caráter preventivo da atuação. Também presente, o analista Leandro da Rosa.
Os profissionais colocaram a Abin/RS à disposição para a realização de formações destinadas ao Núcleo de Segurança. Destaque para atividades que abordem técnicas operacionais, redação de relatórios, instruções sobre ameaças e análise de fontes abertas, notadamente a internet. A Abin é um órgão da Presidência da República, vinculada à Casa Civil.
Os servidores da Fase agradeceram pela visita institucional, destacaram o compromisso de trabalhar em conjunto com o órgão federal e reafirmaram que a “segurança institucional” é uma das principais diretrizes de atuação, ao lado da Saúde, da Educação e da Profissionalização.