Escola Estadual da Socioeducação pauta reunião de alinhamento entre Fase e UFRGS
Espaço será destinado à capacitação dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)
Publicação:

A futura Escola Estadual da Socioeducação pautou reunião de alinhamento, na quinta-feira (10/4), entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O espaço será destinado à capacitação dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Liderada pelo governo federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a iniciativa também será realizada em outros cinco estados, por meio de parcerias firmadas com universidades federais. Atualmente, cada uma das novas escolas passa pelo processo de formação de comitês gestores que estão definindo as formas de atuação das instituições.
“O programa é bastante aberto e uma das prioridades é justamente conversar com a Fase para colhermos sugestões, por exemplo, em relação as capacitações que serão disponibilizadas”, disse a diretora da faculdade de Direito da UFRGS, Ana Paula Motta Costa. A professora destacou que o objetivo é consolidar a Escola da Socioeducação dentro da universidade, sendo uma política pública permanente e independente das gestões governamentais.
Agradecendo à UFRGS pela visita institucional, o presidente José Stédile destacou que a futura escola será mais uma ferramenta a serviço da qualificação do sistema socioeducativo. Técnicos da Fundação apresentaram as diretrizes das formações destinadas aos servidores em todo o Estado e se colocaram à disposição da universidade para ministrar ou colaborar com as formações, além de indicar parceiros externos que normalmente atuam junto à Fase.
Saiba mais
O investimento para a instalação da escola será de R$ 500 mil, havendo o compromisso do governo federal de repasses complementares para potencializar o projeto. Também presentes, na reunião ocorrida na sede Administrativa da Fase, em Porto Alegre, as doutorandas da faculdade de Direito da UFRGS, Carolina Pellegrini e Deborah Dallemole.
A Fundação também esteve representada pela diretora Socioeducativa (DSE), Kelly Souza, pela coordenadora pedagógica, Karine Hentges, pela coordenadora de Saúde, Irene Bouchinha, pela coordenadora das Medidas Socioeducativas, Janete Oliveira, e pela chefe do Núcleo de Medidas Socioeducativas, Marlize Viessiri.
Presentes, ainda, servidores da Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), liderados pela coordenadora de Formação Permanente, Jamille Serres.
*Com informações de Morgana Grazziotin/Ascom Fase