Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Documentário sobre jovens atendidos pela Fase é exibido na UFRGS

Produzido por professores, trabalho retrata as rotinas dos socioeducandos na Escola Estadual Tom Jobim, em Porto Alegre

Publicação:

Imagem ilustrativa
Curso de Pedagogia da UFRGS exibiu o documentário e recebeu os professores da Tom Jobim para falar sobre os bastidores - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

O documentário produzido por professores da Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, que aborda a realidade de socioeducandos atendidos pela instituição, foi exibido durante atividade do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced-UFRGS). Com o título “Entre os muros, uma escola’, a produção conta com relatos de professores, ex-funcionários e da comunidade escolar.

O trabalho foi apresentado, na terça-feira (20/8), para alunos da disciplina da Faced que aborda a Educação de Jovens e Adultos em Contextos de Privação e de Restrição de Liberdade. Também presentes, estudantes atendidos por unidades da Fase no complexo socioeducativo da Vila Cruzeiro.

Na sequência, ocorreu debate com a presença da professora Ingrid Saraiva, da Orientadora Educacional, Liliana Haas e de antigas educadoras que atuaram na Tom Jobim. Os trabalhos tiveram a mediação da professora e vice-presidente da Faculdade de Educação, Aline Cunha.

A sociedade conhece pouco sobre a socioeducação e todo esforço que realizamos diariamente acaba sendo quase invisível. Queremos quebrar as barreiras do desconhecido e apresentar à comunidade, especialmente às universidades, as práticas e desafios de uma escola que tem uma grande responsabilidade social”, resumiu a professora de História, Ingrid Saraiva, responsável pelo projeto. A educadora, que atua na Tom Jobim há 15 anos, lembra que o trabalho foi realizado durante a pandemia de Covid-19.

Com 52 minutos de duração, o roteiro priorizou os desafios superados nos últimos 25 anos para garantir a eficiência no espaço socioeducativo. Foi a segunda vez que o trabalho foi exibido na Sala Redenção da UFRGS. Além disso, a produção está sendo utilizada como material de estudo por professores da própria Faculdade, e também, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

"O nosso trabalho é uma jornada cinematográfica que vai além da tela. É uma chamada à ação, um convite para a academia se envolver ativamente na melhoria da educação socioeducativa. Ao levar este documentário às universidades, buscamos criar um elo duradouro entre o conhecimento acadêmico e a prática educacional, proporcionando um futuro mais promissor para os adolescentes da Escola Tom Jobim”, finalizou Ingrid.

Liliana (ao microfone) e Ingrid (de cinza) representaram a Tom Jobim na atividade - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

Saiba mais

A escola atende as unidades Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), Comunidade Socioeducativa (CSE) e jovens do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) que cumprem medida com Possibilidade de Atividade Externa (ICPA). A Tom Jobim oferta níveis e modalidades de Ensino Fundamental regular até 14 anos, EJA/ Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular.

A educação é uma das diretrizes de atuação da Fundação de Atendimento Socioeducativo visando a ressocialização. Em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), cada unidade da Fase é atendida por uma escola estadual. No total, nove instituições de ensino trabalham dando continuidade aos estudos dos socioeducandos em todo o Estado.

Site FASE