Departamento de Políticas Socioeducativas da SSPS inicia roteiro pelas regionais da Fase
Conhecida como Jornada da Socioeducação, segunda edição do projeto teve início no Case Passo Fundo
Publicação:
![Capa](/upload/recortes/202502/07155424_32956_GD.jpeg)
Com o objetivo de descentralizar a gestão e de ouvir as demandas locais, representantes do Departamento de Políticas Socioeducativas (DPS) da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) cumpriram roteiro no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (Case) de Passo Fundo. A equipe foi recebida na quarta-feira (5/2) pela diretora da unidade, Katiane Bier.
Além de visitar a estrutura física do Case, a diretora do DPS, Gabriela Cruz, conheceu os 20 projetos atualmente em andamento na unidade de internação, além de conversar com socioeducandos e com a equipe técnica sobre as rotinas de atendimento. Também recebeu alguns itens produzidos pelos jovens durante as oficinas pedagógicas de robótica, origami e reciclagem.
A primeira edição da Jornada da Socioeducação ocorreu em 2024, e neste ano deve percorrer as oito regionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) no Estado, visando à integração entre a SSPS, as unidades de internação e de semiliberdade e os municípios. O propósito também é conhecer e compreender as ações já empregadas no âmbito municipal de atendimento, promoção e defesa dos direitos dos socioeducandos.
“O trabalho desempenhado pelo Case Passo Fundo é uma referência no cumprimento das medidas socioeducativas. De fato, a equipe realiza um trabalho técnico dentro do padrão Sinase”, disse Gabriela, fazendo referência ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “O objetivo da Jornada da Socioeducação é dar agilidade aos projetos, trocar boas práticas e experiências e debater políticas públicas com as instituições parceiras do sistema socioeducativo”, completou.
A diretora também se reuniu com a equipe do Programa de Oportunidade e Direitos (POD) Socioeducativo, destinado aos egressos da Fundação na região. Gerida pelo Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS), a iniciativa busca promover oportunidades de reinserção social e escolar, além de estimular o ingresso dos jovens na profissionalização.
No Case PF, a titular do departamento de Políticas Socioeducativas acompanhou a tradicional reunião semanal de alinhamento entre a direção da casa e a equipe técnica. “A visita foi muito produtiva e a diretora Gabriela gostou bastante da dinâmica da nossa unidade. Os elogios servem de inspiração e de estímulo para o nosso trabalho em 2025”, refletiu a diretora da unidade, Katiane Bier.
Saiba mais
Dentro da proposta de regionalização da Fase, o Case PF unidade abrange outras 144 cidades da Região Norte do Estado. Ao longo de mais de duas décadas, o centro já acolheu cerca de 2.600 jovens, investindo continuamente em projetos de educação, profissionalização e reinserção social.
*Edição Ascom SSPS