Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Departamento de Políticas Socioeducativas da SSPS inicia roteiro pelas regionais da Fase  

Conhecida como Jornada da Socioeducação, segunda edição do projeto teve início no Case Passo Fundo

Publicação:

Capa
Diretora participou da reunião técnica do Case Passo Fundo - Foto: Divulgação Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Com o objetivo de descentralizar a gestão e de ouvir as demandas locais, representantes do Departamento de Políticas Socioeducativas (DPS) da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) cumpriram roteiro no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (Case) de Passo Fundo. A equipe foi recebida na quarta-feira (5/2) pela diretora da unidade, Katiane Bier.  

Além de visitar a estrutura física do Case, a diretora do DPS, Gabriela Cruz, conheceu os 20 projetos atualmente em andamento na unidade de internação, além de conversar com socioeducandos e com a equipe técnica sobre as rotinas de atendimento. Também recebeu alguns itens produzidos pelos jovens durante as oficinas pedagógicas de robótica, origami e reciclagem.

A primeira edição da Jornada da Socioeducação ocorreu em 2024, e neste ano deve percorrer as oito regionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) no Estado, visando à integração entre a SSPS, as unidades de internação e de semiliberdade e os municípios. O propósito também é conhecer e compreender as ações já empregadas no âmbito municipal de atendimento, promoção e defesa dos direitos dos socioeducandos.

O trabalho desempenhado pelo Case Passo Fundo é uma referência no cumprimento das medidas socioeducativas. De fato, a equipe realiza um trabalho técnico dentro do padrão Sinase”, disse Gabriela, fazendo referência ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “O objetivo da Jornada da Socioeducação é dar agilidade aos projetos, trocar boas práticas e experiências e debater políticas públicas com as instituições parceiras do sistema socioeducativo”, completou.

A diretora também se reuniu com a equipe do Programa de Oportunidade e Direitos (POD) Socioeducativo, destinado aos egressos da Fundação na região. Gerida pelo Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS), a iniciativa busca promover oportunidades de reinserção social e escolar, além de estimular o ingresso dos jovens na profissionalização.

Sec Assistência Social PF
Execução das medidas de meio aberto pautou encontro com a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social - Foto: Divulgação Fase
Em reunião com a secretária de Cidadania e Assistência Social do município de Passo Fundo, Elenir Chapuis, a diretora debateu a execução das medidas socioeducativas em meio aberto, que incluem a Liberdade Assistida e a Prestação de Serviços à Comunidade.

No Case PF, a titular do departamento de Políticas Socioeducativas acompanhou a tradicional reunião semanal de alinhamento entre a direção da casa e a equipe técnica. “A visita foi muito produtiva e a diretora Gabriela gostou bastante da dinâmica da nossa unidade. Os elogios servem de inspiração e de estímulo para o nosso trabalho em 2025”, refletiu a diretora da unidade, Katiane Bier.

Saiba mais

Dentro da proposta de regionalização da Fase, o Case PF unidade abrange outras 144 cidades da Região Norte do Estado. Ao longo de mais de duas décadas, o centro já acolheu cerca de 2.600 jovens, investindo continuamente em projetos de educação, profissionalização e reinserção social.  

*Edição Ascom SSPS

Site FASE