Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Unidades da Fase desenvolvem atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Data é celebrada em 20 de novembro

Publicação:

Atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra no Case Caxias do Sul
Atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra no Case Caxias do Sul
Por Naomi Machado

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, diversas unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promoveram atividades junto aos socioeducandos. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra. O 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, que atende os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul, os alunos participaram de uma mostra artística, realizada no espaço escolar. Para a diretora da escola, Thais Velho, a ação foi um trabalho de qualidade, em que se primou o respeito, à diversidade e o respeito aos sonhos. “As cores são diversas e os sonhos são os mesmos para todos nós”, destacou.

No Case Pelotas, os socioeducandos acompanharam uma palestra, sobre a data, ministrada pela gerente de manifestações populares da Prefeitura de Pelotas, Helenira Brasil.

Já no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre I (Case Poa I) foi promovido um trabalho em conjunto com a Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, que trabalha junto às unidades do Complexo Socioeducativo da Cruzeiro, onde os adolescentes que cumprem Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) participaram de uma intervenção cultural, interpretada pela professora Luana, junto com a equipe técnica e agentes socioeducadores Alexandra, Dirceia, Maria Regina e Rosana. 

A Escola Estadual de Ensino Médio Herbert de Souza, que atende os socioeducandos do Case Santo Ângelo, também realizou ações em alusão à data, os alunos participaram de uma roda de conversa, além da produção de cartazes e peças artísticas que ilustraram o espaço escolar.

E no Centro de Convivência Profissionalização (Ceconp), os socioeducandos e servidores da unidade participaram de roda de conversa com o advogado, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Estudo da História e Cultura Afrobrasileira, vice-presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra, OAB-RS e diretor jurídico da Ong Movimentação, Domingos Oscar Soares Luz.

Site FASE