Torneio de Xadrez promove integração entre adolescentes e servidores no Case Santa Maria
Com foco no “desenvolvimento intelectual”, modalidade é um dos destaques do calendário pedagógico da Fase em todo o Estado
Publicação:
Destaque do calendário Pedagógico da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), o Torneio estadual de Xadrez inspirou uma disputa interna na Região Central. O Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (Case) promoveu, nesta semana, a primeira edição da competição na unidade.
A iniciativa foi marcada pela integração entre socioeducandos, servidores e agentes socioeducadores que atuam como instrutores da modalidade. Também presentes, professores da Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos, anexa à unidade.
Ao todo, a disputa contou com 15 participantes, sendo que a premiação contemplou os três primeiros colocados. O grande campeão foi agraciado com troféu, enquanto o vice-campeão e o terceiro colocado receberam medalhas e um jogo de xadrez.
“O xadrez nada mais é que a solução de problemas. A nossa expectativa é que os jovens possam se desenvolver em todos os aspectos durante o cumprimento da medida socioeducativa. A modalidade é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento intelectual”, repercutiu o diretor do Case Santa Maria, Robson Zinn.
A competição, realizada na quarta-feira (24/01), é um dos destaques do calendário de verão do Case Santa Maria. O torneio contou com a organização do agente socioeducador Fabiano Vieira e do profissional de Educação Física, Arthur Farion.
“Gostei muito do torneio, aprendi bastante (com o clima da disputa). Comecei a jogar xadrez aqui na Fase”, destacou um socioeducando de 16 anos. Atendido pela Fundação há 14 meses, ele destaca o papel dos servidores Fabiano e Jaqueline Kraemer, que atuam como instrutores da modalidade no Case. “Ganhei medalha e um jogo de xadrez. Foi muito legal”, completou o segundo colocado no torneio.
A competição teve como vencedor o agente socioeducador Alexandre Minussi, e o pódio foi completado por outro socioeducando, que alcançou o 3º lugar.
Saiba mais
Ao longo de todo ano, o xadrez é praticado nas unidades da Fase por meio de oficinas e também em momentos de recreação e lazer.
Pertencente ao calendário anual da Coordenação Pedagógica, anualmente a Fundação promove o Torneio Estadual de Xadrez. Neste ano, a previsão é a 5ª edição do torneio ocorra no mês de maio reunindo socioeducandos de todo o Estado, com local ainda a ser definido.
Organizada pelo Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), em 2023 a atividade teve como sede justamente o Case Santa Maria.