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Três socioeducandos do Case Caxias do Sul são aprovados em cursos de nível técnico e superior

Estudantes já iniciaram aulas e planejam próximas etapas

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Imagem ilustrativa
Jovem ingressou no curso e acompanha aulas à distância

A educação transforma o mundo e é capaz de abrir inúmeras portas. Com esta consciência e muita dedicação, três jovens que cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caxias do Sul foram aprovados no ensino técnico e superior.

Um socioeducando realizou a prova do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) em 2023, e com o resultado foi inscrito no Sistema de Seleção Unificada (SISU), conseguindo a quarta colocação em um curso na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). As aulas iniciam em agosto. Este mesmo jovem também realizou a inscrição em um curso na UniCesumar, onde conseguiu bolsa e está realizando a graduação na modalidade EAD na unidade. Para custear os estudos, o estudante que participou de um curso de jovem aprendiz no Case, utiliza os recursos economizados. “Me sinto feliz com essa oportunidade. Quero dar aulas nesta área, ajudar minha família e mudar de vida”, disse.

Outro jovem concluiu o ensino médio em 2022 e participou da prova para ingresso no curso técnico na Escola Estadual de Caxias do Sul (EETCS). Como cumpre medida de internação com possibilidade de atividade externa (ICPAE), está acompanhando as aulas presencialmente. 

O terceiro jovem realizou a prova do Enem PPL, realizou a inscrição no SISU e está em lista de espera na UERGS. Enquanto aguarda, também se inscreveu em um curso na UniCesumar, modalidade EAD, onde obteve bolsa de estudos.

Para chegar a este resultado, os jovens recebem acompanhamento de toda equipe do Case, agentes socioeducadores, técnicos e professores da Escola Paulo Freire, que funciona em anexo ao prédio da unidade. “Assim que houve a previsão de conclusão do ensino médio, já começamos a trabalhar as possibilidades. Os jovens se esforçaram muito nas provas e começamos a ofertar materiais para escolha e direcionamento dos cursos. É um trabalho conjunto. Para nós não é só uma conquista dos guris, é de todos que se dedicam, que acreditam na socioeducação, que defendem o trabalho com os jovens e adolescentes que chegam até nós, concretizando oportunidades de ensino superior e abrindo possibilidades para o retorno à comunidade”, explica a pedagoga do Case, Tanisa Benati.

 

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