Socioeducandos de Caxias do Sul iniciam experiência no mercado formal de trabalho

Oportunidades contemplam adolescentes da unidade de semiliberdade da Fase na serra gaúcha

Em Caxias do Sul, mais da metade da população da unidade de semiliberdade inicia 2024 no mercado formal de trabalho - Foto: Divulgação Fase

O primeiro emprego como oportunidade para um novo futuro. A realidade tem sido vivida por socioeducandos acolhidos pelo Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul (Cas). Atualmente, mais da metade da população da unidade está inserida no mercado formal de trabalho no município ou na região. Os números são reflexo das medidas socioeducativas empregadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) na serra gaúcha.

Entre as iniciativas, destaque para o projeto ‘Ações de Empregabilidade na Semiliberdade’. O objetivo é proporcionar experiência profissional no mercado formal de trabalho a jovens em cumprimento da medida socioeducativa que trata da privação parcial da liberdade. O cotidiano dos jovens conta com períodos de permanência no Centro de Atendimento da Fase e períodos de atividades externas.

Em 2023, os socioeducandos participaram de diversas oficinas e atendimentos sobre mercado de trabalho e iniciaram a busca pelo primeiro emprego. Como passo seguinte, participaram de etapas seletivas de entrevistas. Com o retorno positivo de contratação, os adolescentes foram encaminhados para os exames admissionais.

Estamos muito felizes com os resultados. Esperamos que os jovens aproveitem da melhor maneira possível a oportunidade do primeiro emprego”, destacou a diretora do Cas Caxias do Sul, Alexandra Bittencourt. “As atividades externas dos adolescentes contam com o monitoramento da equipe da unidade. O trabalho busca propiciar a reintegração social do jovem para a construção de sua cidadania”, refletiu, comemorando o fato que a unidade inicia 2024 com sete jovens inseridos no mercado formal de trabalho.

Os principais resultados obtidos com o projeto de empregabilidade serão apresentados no IV Simpósio Nacional em Socioeducação, na Universidade de Brasília, em fevereiro deste 2024. Com o título, ‘As ações de empregabilidade na medida socioeducativa de semiliberdade', a unidade defenderá a iniciativa como uma das formas de fomento do protagonismo juvenil e a da garantia da cidadania responsável.

Oportunidade e futuro

“A melhor ‘coisa’ é ter o nosso salário", comemora um socioeducando de 18 anos atendido pela Fase há 14 meses - Foto: Divulgação Fase

A melhor ‘coisa’ é ter o nosso salário, sempre procurar aprender mais para que a empresa nos dê as oportunidades”, destacou um socioeducando que iniciou o trabalho no dia 8 de janeiro numa empresa Metalúrgica. Inicialmente acolhido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case), ele progrediu para a unidade de semiliberdade e é atendido pela Fase há 14 meses.

A ‘Semiliberdade’ também nos dá muitas oportunidades, muitos cursos para o nosso futuro. É só a gente querer, porque eles estão sempre fazendo o melhor pelos jovens”, completou, agradecendo à equipe do Cas. Estudante do 1° ano do Ensino Médio, ele pretende seguir no mesmo ramo de atuação e tem no curso de Operação de Torno por Comando Numérico Computadorizado (CNC) o próximo objetivo da trajetória profissional.

Em outra empresa de Metalurgia, um jovem natural de Caxias do Sul iniciou os primeiros passos no mundo do emprego na última segunda-feira, 15 de janeiro. “O trabalho está muito bom. É minha oportunidade de crescer, tenho meu filho para criar, quero dar boas condições para ele”, disse o socioeducando de 19 anos.

Socioeducando iniciou no primeiro emprego nesta semana: "É minha oportunidade de crescer, tenho meu filho para criar", disse. - Foto: Divulgação Fase
Atendido pela Fase há seis meses, ele tem o Ensino Fundamental completo e espera que a oportunidade seja o primeiro degrau para uma nova vida, com sucesso profissional e realização pessoal. “Estou muito feliz de trabalhar. Quero me dedicar, crescer cada vez mais e seguir em frente”, finalizou.

Saiba mais

A medida socioeducativa de semiliberdade possui características distintas da medida de internação, uma vez que o principal aspecto trabalhado é a potencialização das atividades externas fora do Centro de Atendimento de Semiliberdade (CAS).

Outra característica é a articulação com a rede socioassistencial do município, potencializando a participação dos diferentes agentes sociais necessários para o atendimento integral dos socioeducandos e suas famílias e/ou família extensa.

O principal objetivo da semiliberdade é proporcionar ao socioeducando espaços de desenvolvimento da autonomia responsável e a reflexão crítica de ações e circunstâncias cotidianas, tanto no que se refere ao ato infracional, quanto pelas situações vivenciadas nos espaços de inserção na sociedade (escola, trabalho, família, comunidade) construindo com isso a formação humana.