Socioeducandos da Fase participam da Feira do Jovem Aprendiz em Caxias do Sul

Atividade teve promoção do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha

Em sua terceira edição, evento contou com adolescentes das unidades de Internação e de Semiliberdade da Fase em Caxias do Sul - Foto: Divulgação Fase

Com os olhos para o futuro, socioeducandos atendidos pelas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativos (Fase) em Caxias do Sul, participaram da Feira do Jovem Aprendiz. Em sua terceira edição, o evento reafirmou o compromisso com a Aprendizagem Profissional e com o estímulo à contratação de jovens para as primeiras oportunidades no mundo do trabalho.

A atividade reuniu adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case) e pelo Centro de Atendimento em Semiliberdade do município (Cas). As unidades representam a Fase na coordenação do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG), entidade organizadora da feira.

“Foi um importante momento para refletirmos sobre a Lei da Aprendizagem e para oferecermos aos jovens experiências ligadas à inserção ao mercado de trabalho”, resumiu o diretor do Case Caxias do Sul, Rafael Oliveira. Ele valorizou, ainda, a oportunidade de sensibilizar empresas e entidades sobre a relevância do estudo formal e da aprendizagem profissional para o futuro dos adolescentes. “Além de todos os benefícios, a Feira do Jovem Aprendiz também permitiu a socialização entre os jovens da Fase”, completou.

Evento também foi marcado pela integração entre jovens e servidores das duas unidades - Foto: Divulgação Fase

Realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), entre os dias 20 e 21 de novembro, a programação contou com oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição de trabalhos prestados por instituições formadoras e empresas com atuação na serra gaúcha.

Semiliberdade

A visita à feira também despertou o interesse dos socioeducandos para os cursos ofertados, conforme salientou a diretora do Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul, Alexandra Bittencourt. “Nesta época do ano, existem diversos cursos com processos seletivos abertos”, contextualizou.

A gestora também lembrou que um dos socioeducandos atendidos pela unidade é Jovem Aprendiz do Curso de Operações Administrativas do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEEE). “Ele teve a oportunidade de conhecer outras instituições e empresas que realizam diversos cursos”, completou.

A promoção da Feira foi do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) – coletivo regional que reúne entidades, empresas e órgãos públicos envolvidos com a temática, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional (FOGAP) e Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).