Socioeducandos da Fase participam da Feira do Jovem Aprendiz em Caxias do Sul
Atividade teve promoção do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha
Publicação:
Com os olhos para o futuro, socioeducandos atendidos pelas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativos (Fase) em Caxias do Sul, participaram da Feira do Jovem Aprendiz. Em sua terceira edição, o evento reafirmou o compromisso com a Aprendizagem Profissional e com o estímulo à contratação de jovens para as primeiras oportunidades no mundo do trabalho.
A atividade reuniu adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case) e pelo Centro de Atendimento em Semiliberdade do município (Cas). As unidades representam a Fase na coordenação do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG), entidade organizadora da feira.
“Foi um importante momento para refletirmos sobre a Lei da Aprendizagem e para oferecermos aos jovens experiências ligadas à inserção ao mercado de trabalho”, resumiu o diretor do Case Caxias do Sul, Rafael Oliveira. Ele valorizou, ainda, a oportunidade de sensibilizar empresas e entidades sobre a relevância do estudo formal e da aprendizagem profissional para o futuro dos adolescentes. “Além de todos os benefícios, a Feira do Jovem Aprendiz também permitiu a socialização entre os jovens da Fase”, completou.
Realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), entre os dias 20 e 21 de novembro, a programação contou com oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição de trabalhos prestados por instituições formadoras e empresas com atuação na serra gaúcha.
Semiliberdade
A visita à feira também despertou o interesse dos socioeducandos para os cursos ofertados, conforme salientou a diretora do Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul, Alexandra Bittencourt. “Nesta época do ano, existem diversos cursos com processos seletivos abertos”, contextualizou.
A gestora também lembrou que um dos socioeducandos atendidos pela unidade é Jovem Aprendiz do Curso de Operações Administrativas do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEEE). “Ele teve a oportunidade de conhecer outras instituições e empresas que realizam diversos cursos”, completou.
Saiba mais
A promoção da Feira foi do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) – coletivo regional que reúne entidades, empresas e órgãos públicos envolvidos com a temática, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional (FOGAP) e Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).