Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Socioeducandos da Fase celebram experiência inédita no “Porto Alegre em Cena”

Festival contou com a presença de adolescentes e jovens adultos da capital e do interior

Publicação:

Imagem ilustrativa
Unidade de semiliberdade de Uruguaiana foi contemplada com espetáculo no centro histórico de Porto Alegre - Foto: Vanessa Porto/divulgação Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Arte e cultura como ferramentas de ressocialização. Com esse propósito, uma parceria firmada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e a prefeitura da capital garantiu, pela primeira vez, a presença de socioeducandos (as) nas atrações do Porto Alegre em Cena. Com programação inteiramente gaúcha, a 31ª edição do Festival foi concluída nesta primeira semana de dezembro.

Promovido pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura e pela Petrobrás, o “Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena” é reconhecido por valorizar as artes cênicas locais e do país, promovendo debates, conversas, trocas de saberes, premiações, oficinas e intercâmbios.

Os ingressos foram disponibilizados à Fase por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A relação foi liderada pelo Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), estrutura ligada à Diretoria Socioeducativa (DSE) e à Coordenação Pedagógica (CP). A Fundação marcou presença com jovens e servidores de unidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e Uruguaiana.

O "Minidicionário Poético das Artes Circenses" foi assistida por jovens de duas unidades da capital - Foto: Porto Alegre em Cena/divulgação
Essa experiência cultural é uma potente ferramenta no processo socioeducativo. Para muitos, foi a primeira oportunidade de assistir a uma peça teatral”, destacou o chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior. “Como a Fase realizou eventos estaduais no mesmo período do ‘Porto Alegre em Cena’, muitos jovens de todo o Estado estavam na capital. Com isso, conseguimos ingressos também para os adolescentes do interior”, completou.

Socioeducandos da CSE acompanharam duas peças de teatro - Foto: Divulgação Fase
Na regional e Porto Alegre, os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF) assistiram ao espetáculo “Onde está Cassandra?”, enquanto os socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC) acompanharam o “Minidicionário Poético das Artes Circenses”. Os adolescentes da Comunidade Socioeducativa (CSE) foram contemplados com ingressos para o mesmo espetáculo, e prestigiaram, ainda, a peça "Vampirices".

A apresentação foi muito interessante e instigante. Nunca tinha visto uma peça de teatro. Gostei bastante da experiência”, relatou um jovem atendido pelo Case PC há 60 dias, destacando o ineditismo da atividade. Estudante do 1º ano do Ensino Médio, ele traçou um paralelo com outras manifestações artísticas. “A peça me lembrou um pouco dos filmes e das séries que gosto de assistir”, completou o socioeducando de 17 anos.

Socioeducandos e servidores de Passo antes do espetáculo ocorrido na Sala Alvaro Moreyra - Foto: Divulgação Fase
Os jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul (Case CX), por sua vez, estiveram na peça “Quem faz gemer a terra”. Os ingressos para o “Negreiros, histórias que a história não conta” contemplou socioeducando da unidade de Semiliberdade de Uruguaiana, e, por fim, a peça “Perigoso” foi assistida por adolescentes do Case Passo Fundo.

A parceria entre a Fase e os organizadores do evento ocorre desde 2023 e já garantiu a presença de socioeducandos também no “Porto Verão Alegre”, outro festival promovido pelo mesmo grupo de entretenimento. “Conseguimos ingressos para as edições de 2023 e 2024. Para o próximo ano, a parceria também já está celebrada”, completou Pedro, fazendo referência aos espetáculos que estarão em cartaz nos meses de janeiro e fevereiro de 2025.

Site FASE