Socioeducando do Casemi Uruguaiana inicia Curso Técnico em Agropecuária
Ao fim do curso, egresso poderá receber certificados reconhecidos pelo MEC/SISTEC e CREA/RS
Publicação:

Assim como ocorre no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Uruguaiana, onde muitas das atividades desenvolvidas buscam uma identificação com a vocação regional, o Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) trabalha ativamente estimulando as aptidões e interesses dos jovens que cumprem medida socioeducativa na unidade.
Recentemente, um dos socioeducandos do Casemi deu início às aulas do Curso Técnico em Agropecuária no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. O Colégio Agrícola é uma unidade educacional da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), e recebe apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Nesta escola, as possibilidades de estágio profissionalizante durante todo o período do curso é também uma alternativa.
Além disso, todos os egressos têm seus certificados reconhecidos pelo MEC/SISTEC e pelo CREA/RS. O curso tem duração de dois anos e mais seis meses de estágio obrigatório. “Todas às vezes eu acordo e acordo feliz, porque sei que estou indo fazer aquilo que gosto, e tenho alegria em saber que, apesar do ato infracional que cometi, eu fui muito bem acolhido e soube que existem pessoas que acreditam em mim”, destacou o jovem.
Para a pedagoga da unidade, Vanessa Porto, o envolvimento e a evolução do socioeducando é notada dia a dia. “Enquanto pedagoga percebo que o jovem já apresentou mudança em vários aspectos, principalmente em relação a sua postura e linguagem. É gratificante ver a evolução e ouvir que hoje ele se sente fortalecido e acolhido pela semiliberdade e pelo Colégio Agrícola. Tudo isso demonstra que a socioeducação é possível!”.