Socioeducando atendido pela Fase inicia Curso Superior na Região das Missões

Jovem cumpre medida no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santo Ângelo (Case) há 12 meses

A escolarização é um dos principais pilares para o sucesso das medidas socioeducativas em todas as regionais da Fase no Estado - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase/arquivo

A educação é uma das principais diretrizes de atuação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) em todo o Estado. Na Região das Missões, um socioeducando atendido pela unidade de internação de Santo Ângelo começou a concretizar, na terça-feira (27/8), “um sonho de infância”. Contemplado pelas políticas públicas destinadas à escolarização, ele iniciou as aulas no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), no Polo de Três Passos.*

A trajetória acadêmica ocorrerá na modalidade a distância, mas o calendário pedagógico prevê a realização também de provas presenciais para avaliar o desenvolvimento do aprendizado. O socioeducando, de 18 anos, conquistou a vaga por meio do Programa Universidade para todos (Prouni), do governo federal.

Em poucas palavras, espero que as aulas me ajudem a mudar de vida, é uma enorme oportunidade”, resumiu o jovem que, nesta semana, completou 12 meses sendo atendido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santo Ângelo (Case). “O curso que farei é de uma área que gosto e me identifico desde a infância. Com toda a certeza do mundo, vou fazer a Faculdade com muita vontade e disposição”, completou.

A inscrição ao Prouni foi realizada pela unidade, seguindo as orientações da Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica e do Núcleo de Escolarização da Fase. Também coube ao Case qualificar a estrutura física para garantir o acesso do jovem às aulas. O curso conta com quatro anos de duração.

“Em poucas palavras, espero que as aulas me ajudem a mudar de vida, é uma enorme oportunidade”, disse o jovem
Todas as vezes que ele necessitar de um computador, por exemplo, a Sala de Estudos estará à disposição. Também terá acesso aos livros e materiais que a faculdade oferece para que possa estudar na própria sala ou no seu dormitório”, ilustrou a pedagoga Célia Cargnelutti. “Em 2023 também tivemos outro jovem que frequentou a Universidade. Esperamos que os exemplos possam inspirar os demais adolescentes”, concluiu.

Assistente de Direção do Case Santo Ângelo, Jacob Haupenthal Neto destaca o trabalho de todos os servidores da unidade para o sucesso da iniciativa. O gestor cita o protagonismo do setor pedagógico somado ao trabalho da direção, dos chefes de equipe e dos agentes socioeducadores. “Toda a equipe está unida para que o jovem aproveite a oportunidade da melhor maneira possível. A educação pode transformar realidades”, registrou.

*o curso não será divulgado para preservar a identidade do jovem.