Projeto desenvolvido em unidades da Fase recebe prêmio de Tecnologia da Informação

Iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) permite a realização de práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia

Prêmio foi recebido pelo diretor do departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Seduc, Vinicius Castro - Foto: Seduc/ divulgação Fase

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) foi a vencedora do prêmio ‘Case de Sucesso’, na categoria Publicação Mais Votada pela Comunidade de TI, com projeto desenvolvido em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). A disputa, promovida pela T4CIO Network Technology Ltda, em Florianópolis, reúne os maiores gestores de Tecnologia da Informação do Sul do país.

"Seduc-RS proporciona acesso seguro à internet e amplia ensino a jovens em situação de medida socioeducativa". O projeto vencedor, desenvolvido pelo time do departamento de Tecnologia da Informação da Seduc, teve como destaque não só a Tecnologia, mas o processo em que a solução foi desenvolvida.

A iniciativa possibilita o uso de Chromebooks por parte de alunos e socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). A ferramenta permite a realização de práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia em um ambiente seguro e controlável. Antes do projeto, as escolas anexas à Fase não utilizam nenhuma ferramenta de contato com o ambiente externo pelo temor de comprometer a segurança do sistema de atendimento socioeducativo.

O principal desafio foi utilizar os recursos sem causar riscos à segurança do sistema das instituições de ensino e conseguimos fazer isto com êxito. Agora, a ideia é implementarmos o projeto para todos os 400 alunos da Fase e trabalharmos para que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem”, disse o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Seduc, Vinicius Castro.

Na pessoa do chefe da Divisão de Sistemas, Sandro Viegas, ele salientou a integração da equipe como fator fundamental para o sucesso da iniciativa. “O projeto surgiu a partir de conversa com um professor que atua junto a estudantes atendidos pela Fase. O time escutou a demanda e se empenhou em criar alternativas para resolver o problema”, completou Castro.

Evento reuniu os maiores gestores de Tecnologia da Informação do Sul do país. - Foto: Seduc/ divulgação Fase

O prêmio ‘Case de Sucesso’, entregue no último final de semana, tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho e a implantação de sucesso de uma solução em uma companhia, assim como estimular o compartilhamento de experiências entre profissionais de TI de todo o Brasil.

Em parceria com a Seduc, cada centro socioeducativo da Fase é atendido por uma escola estadual exclusiva. Até o momento, o projeto contempla socieducandos de sete unidades de internação da Fase em Porto Alegre e no interior do Estado.

“Desde julho estamos utilizando os chromebboks. Trata-se de um instrumento de aprendizagem que realmente faz a diferença”, comemorou Regina Proença, coordenadora Pedagógica que atua na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Zattera. A instituição de ensino é anexa ao Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (Case) de Pelotas.

Ela conta que a escola havia recebido os aparelhos, mas naturalmente, os adolescentes não podiam acessar a internet convencional. “Tínhamos uma inquietude para poder utilizá-los e, juntamente com a Seduc e a 5ª CRE, conseguimos viabilizar o uso dos equipamentos somente com links oportunos e permitidos pela socioeducação”, disse, fazendo referência à 5ª Coordenadoria Regional de Educação.

Computadores são utilizados desde julho na escola anexa ao Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Pelotas (Case) - Foto: Divulgação Fase
Para o próximo ano, o objetivo é que novos projetos entrem na grade curricular da escola a partir da tela dos computadores. “É uma tecnologia que tem sido utilizada em todas as áreas de conhecimento e contemplando alunos dos ensinos médio, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, disse a diretora Elisabeth Miller.

Conforme a educadora, a produção de vídeos e textos, bem como a realização de atividades que promovam o hábito pela leitura estão no planejamento pedagógico.